Viagens da Ro

FEIRA DE OTAVALO - dica de passeio no Equador


Uma atração turística no Equador é a feira indígena da cidade de São Luis de Otavalo, ou só Otavalo, e eu não podia perder essa oportunidade de conhecer.



A pequena cidade de Otavalo fica a uns 100 km de Quito e o melhor dia da feira é aos sábados, quando toma vários quarteirões. Fui numa quarta-feira, pois não teria disponibilidade no sábado, então só haviam barraquinhas na Praça dos Ponchos, mas gostei!




No centro da Praça dos Ponchos há um tipo de guardas-chuvas de concreto feito pelo arquiteto holandês Tonny Zwollo.

Praça dos Ponchos

Foto da internet 


Nas barraquinhas, muitas peças coloridas de lã, artesanatos, artigos em prata, que é impossível sair sem comprar alguma lembrança. Uma dica: pechinche o preço, eles já esperam isso.







Otavalo possui uma grande população indígena andina, que segue as tradições. Os homens sempre usam cabelos longos, normalmente presos numa trança, calça branca e poncho. As mulheres usam cabelos longos presos, blusa branca com babados e bordados, saia longa escura, vários colares no pescoço e alpargatas nos pés. Uma simpática indígena demonstrou a colocação do lenço, que, se ele estiver com o nó no ombro, a mulher é solteira, se estiver amarrado no meio do corpo, é casada.




No caminho para Otavalo passei por Cayambe, onde fazem os famosos "bizcochos de Cayambe", simplesmente deliciosos. Na minha parada, eu estava bem pertinho da latitude zero (metade do mundo).




Ao final do passeio, antes de pegar a estrada para Quito, uma paradinha na cachoeira Peguche, num bosque gostoso de caminhar.





Saiba também sobre os passeios a vulcões e crateras no Equador, clicando o link

Comentário Google+

Nenhum comentário