Viagens da Ro

Pomerode- Santa Catarina (SC)

Próximo a Blumenau está o município de Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil. Estive nessa pequena cidade em setembro de 2017, em minhas férias e adorei o lugar. Fiquei no Hotel Schroeder, em frente à Prefeitura, que tem quartos confortáveis e um delicioso café da manhã.



Pomerode é uma pequena cidade, que compõe o circuito do "Vale Europeu" de Santa Catarina e recebeu os imigrantes da Pomerânia (Alemanha). Na metade do século XIX, a cidade fazia parte da colônia de Blumenau, sendo que o município de Pomerode foi instalado em 21 de janeiro de 1959. 


A cidade possui dois lindos portais: o Pórtico do Imigrante, inaugurado 2000, que está na saída norte - uma réplica do portal de Stettin, cidade que já foi capital da Pomerânia (norte da Alemanha). No Portal Turístico Sul está a central de informações turísticas, onde você é atendido por simpáticos jovens, vestidos em trajes típicos. Nesse portal, no andar superior, tem uma lojinha com produtos bem bacanas.


Pórtico do Imigrante


Pórtico Turístico Sul

Visitei a Rota do Enxaimel, inaugurada em 2002, local com maior concentração de casas em estilo enxaimel fora da Alemanha. Uma área tombada de 16 km, com ruas de terra, com mais de 60 casas nesse estilo arquitetônico. Eu fiz minha visita sozinha, mas também tem a visita guiada. Lá está a Igreja de Testo Alto e um Clube de Caça e Tiro. A Rota do Enxaimel está próxima ao portal norte da cidade e é um passeio imperdível.
Início da Rota Enxaimel

Aqui vende umas bolachinhas deliciosas


Adicionar legenda






Clube de Caça e Tiro


Voltando ao centro da cidade, na Praça de Torgelow estão esculturas de bronze do artista José Batista,  em homenagem a imigração alemã.



Ao fundo, a chaminé da Cervejaria Schornstein

Bem pertinho, num prédio histórico (antigo Mercado Weege), está a Cervejaria Schornstein (chaminé em alemão), inaugurada em 2006. Utiliza na fabricação de sua bebida apenas o malte, lúpulo, fermento e água, seguindo as normas da "Lei Alemã de Pureza", de 1516. 
Ao lado da Cervejaria Schornstein está seu bar oficial, porém não abre todos os dias e eu não consegui conhecê-lo. Na fábrica tem uma excelente loja, com as diversas cervejas produzidas e souvenires, que são bem bacanas. Aproveitei para comprar abridores de garrafas e cervejas.

        
  


Uma atividade super interessante que fiz foi a apresentação de falcoaria, com o Michel, da ArtFalcon. A falcoaria está sendo utilizada hoje em vários aeroportos para diminuir a probabilidade de colisão de aves com os aviões, pois os pássaros fogem de seus predadores, o falcão e o gavião. Para essa atividade você precisa agendar com a ArtFalcon.




Visitei em Pomerode a Oxford Crystal. Eles produzem peças lindas e conheci todo o  processo artesanal de produção "a sopro" na fábrica, que é muito interessante. Bom, é impossível depois de conhecer todo esse processo não levar nenhum do maravilhosos cristais para casa.





Fui até a loja de fábrica da Porcelana Schmidt, fundada em 1945. Nessa loja você encontra desde os lançamentos até produtos com bons descontos.




Se entregue as delícias da Confeitaria Torten Paradies. Além das delícias nos balcões, você tem a opção do almoço, que experimentei e é muito bom. O maravilhoso Café Colonial da Torten Paradies, por quilo, começa às 14:30 até o final da tarde. O espaço é muito bonito e requintado.



Café Colonial




Na rua principal está a loja do delicioso Chocolate Negali. Eles fabricam desde as amêndoas de cacau ao produto final. Eles receberam medalha de prata no International Chocolate Awards 2016. Se estiver em Pomerode, passe lá para tomar um saboroso chocolate quente, além de experimentar as barras de chocolate.





A cidade possui excelentes restaurantes típicos e bares. Atrás do Portal Sul está o Curry Wurst, que abre à noite, onde jantei um delicioso Kassler (feito com carne de porco) acompanhado de uma cerveja artesanal Schornstein bem gelada.




Outro lugar bacana para comer um petisco e tomar uma cerveja artesanal ou um chopp é o Curupira Haus, que fica na Rua 15 de novembro.





Na Alimentos Pomerode, fundada em 1948, você pode comprar o Kraeuterkaese, creme parmesão em bisnaga, tipo pasta de dente. Tem diversos sabores para comer com torradas. Bem diferente. A fábrica também possui outros produtos.





Para comprar lembranças fui ao Centro de Artesanato, ao lado do Teatro, com artigos belíssimos.




Teatro da cidade

No Centro Cultural, próximo ao Centro de Artesanato, está a Oficina de Tornearia em Madeira, onde a professora e artesã Sandra Prochnow Greuel  ensina essa arte. Esse projeto foi idealizado pela Sandra, durante um curso que fez na Alemanha, em 2009. No período de férias há um curso intensivo aos interessados.



Trabalhos dos alunos

Profa. Sandra trabalhando

Se você gosta de velas, é imperdível a visita a loja Guenther Velas Decorativas. As velas são maravilhosas, com várias temáticas. Essa loja fica próxima ao Museu Casa do Imigrante, no caminho a Rio dos Cedros.






No Museu da Casa do Imigrante está o acervo deixado por Carl Weege com móveis de época, decoração e visitação interna a uma casa enxamel. 

Arvore genealógica da família

Outro museu na cidade, é o Museu Pomerano que conta parte da história da cidade, desde a chegada dos imigrantes no século 19. Boa parte do acervo foi adquirida do colecionador Egon Tiedt (1934-2008). Nesse espaço estão documentos, carroças, vários objetos do dia-a-dia, entre outros.





Dei uma passadinha no Museu do Marceneiro,  que resgata  a história dos móveis Behling, fundada em 1945, em Pomerode.





Na cidade também tem um zoológico, fundado em 1932, que é o terceiro do país. Não fui conhecê-lo, mas é um lugar que recebe muitos visitantes.


Pomerode é um encanto

Um lugar que recomendo a você.

Comentário Google+

Nenhum comentário