Viagens da Ro

Mococa, com casarões dos barões do café

Passei pela cidade paulista de Mococa, em setembro de 2017, para ver seus casarões centenários, da época do ciclo do café. Uma cidade com aquele jeito de interior, super tranquila e com povo acolhedor.



Mococa fica bem próxima ao estado de Minas Gerais,  passou a categoria de cidade em 1875 e a partir de 1888 recebeu muitos imigrantes para trabalhar nas lavouras, pois a cidade viveu um período áureo por causa do café, conhecido com a "belle époque caipira" . Com a primeira guerra mundial o comércio do café ficou desestruturado, sendo que os fazendeiros passaram a investir no gado leiteiro.

Mural - Barão de Monte Santo

Na Praça Marechal Deodoro está a concentração dos belos casarões coloniais. São lindos! A Rede Globo gravou cenas nessa cidade, na produção da mini-série "Memórias de um Gigolô".




   




Andando pelas ruas da cidade, também encontrei mais construções antigas interessantes.




Detalhe de uma construção

A Igreja Matriz de São Sebastião, construída em 1896, fica na Praça Marechal Deodoro. Nessa praça também estão o coreto e uma escultura do artista Bruno Giorgi.

    


Escultura de Bruno Giorgi


Conheci também a Igreja do Rosário, muito linda, projetada pelo italiano  Gherardo Bozzani. 



Um pouco mais distante do centro, está a Igreja de Santa Luzia, com seu belo e amplo altar. Algumas pessoas, com quem conversei, me contaram que o Pe. Celso, Pároco dessa Paróquia, faz muitos trabalhos sociais para a cidade e notei que ele é muito querido pela população.

Créditos da foto - Priscila Gonçalves


Estive na Casa da Cultura Rogério Cardoso, num prédio construído em 1929, no centro da cidde. O comediante mocoquense Rogério trabalhou na "Escolinha do Professor Raimundo" e seu personagem era o "Rolando Lero". A Casa da Cultura possui o Museu Histórico retratando a história da cidade, o Museu de Arte Sacra, o Espaço Rogério Cardoso, a sala com as obras do artista Bruno Giorgi e uma área para exposições temporárias. Um lugar bem interessante para visitar, com funcionários muito prestativos com os visitantes.



Museu de Arte Sacra

Museu de História da cidade

Foto do Rogério Cardoso
Sala escultor Bruno Giorgi

O escultor Bruno Giorgifilho de imigrantes italianos, nasceu em Mococa em 1911. Ainda criança vai para a Itália, retornando ao Brasil em 1939, fazendo parte do Movimento Modernista Brasileiro. Além das obras expostas na Casa da Cultura, mais duas estão nas praças principais de Mococa. Suas obras mais conhecidas são "Meteoro" e "Os Calangos" que estão em Brasília.

Os Fundadores - de Bruno Giorgi

Casa da Cultura Rogério Cardoso



Mulher ao Espelho

Ao lado da Rodoviária, está o Mercado Municipal. Ele é bem pequeno, mas lá você encontra futas, legumes dentre outros produtos.



O turismo rural é forte na cidade, que possui fazendas centenárias, com excelente estrutura para o turismo e oferecem cavalgadas pelas plantações de café. Como fiquei apenas um dia, não foi possível fazer esse roteiro.



A cidade conta com alguns hotéis e eu optei pelo Plaza, que é  o mais próximo ao centro. Não muito distante do hotel, encontrei a Cafeteria e Padaria Sabores da Vovó, com muitas delícias e doces tentadores. Eu tomei um expresso com doce de leite maravilhoso.



Fazia muito calor quando estive lá, então conheci duas sorveterias artesanais. Uma delas foi a Sorveteria Paschoa, com sorvetes saborosos e picolés feitos com cenoura, beterraba, mamão, além dos sabores tradicionais. Segundo os proprietários, que super atenciosos, essa foi a forma que encontraram para fazer seus filhos continuarem a ingerir legumes e frutas, uma fez que os sorvetes são naturais. Eu provei o mix de beterraba e gostei ! 


Um potinho light

Jantei sorvete na Sorvetes do Gilso, que tmbém é uma ótima pedida. Com muitas opções de sabores a escolher e atendimento simpático e prestativo. 




Gostei muito da minha visita à Mococa, embora rápida, Além dos passeios, conheci pessoalmente duas pessoas maravilhosas na cidade, que são minhas amigas de facebook. 


Comentário Google+

Nenhum comentário