Viagens da Ro

São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo

São José do Rio Pardo é um município do estado de São Paulo, bem próximo a Minas Gerais. Em setembro de 2017, fiz uma breve visita a essa cidade.




Durante o século XIX, essa cidade contava com várias fazendas de café, sendo que no século XX recebeu muitos imigrantes italianos.





Em São José do Rio Pardo me encantei com algumas construções antigas e não resisti a fazer uns clicks.








Estação Ferroviária
Na praça do centro da cidade está a bela e imponente Igreja Matriz São José, inaugurada em agosto de 1964, com lindos vitrais.



Atrás da Igreja Matriz está o Museu Rio-Pardense, num prédio inaugurado em 1886, que já abrigou a Câmara Municipal e a cadeia.  O prédio foi tombado pelo Conselho Municipal em 2010 e o acervo do museu, inaugurado em 1986, conta um pouco da história da cidade. Ele é pequeno, mas fui muito bem recebida pelos funcionários, que valorizam a importância daquele acervo.


Prédio do Museu

Exposição Temporária



Cofre - acervo permanente - a porta é tão pesada!

Modelo de tijolos - cervo permanente



Fui até a Casa de Cultura Euclides da Cunha, mas infelizmente estava fechado, excepcionalmente nesse dia, no horário que passei. Ao lado do Rio Pardo, rio que banha a cidade, está a casinha de zinco, onde Euclides da Cunha  escreveu sua famosa obra "Os Sertões".



Na praça do antigo Mercado Municipal está um belo casarão tombado. Nessa praça está o sr. Paulo, com sua máquina de sorvete, que lembrou a minha infância. Se você estiver na cidade, passa lá e converse com ele enquanto saboreia um sorvetinho.

Mercado Municipal
Casarão ao fundo
Sr. Paulo fazendo o sorvete

Para o almoço, me indicaram a Lanchonete 2000. Lá o cardápio é bem variado e eu optei por um lanche. Nossa o bauru deles é enorme ! Uma delícia!



Fiquei somente 3 horas em São José do Rio Pardo, enquanto aguardava o ônibus para Mococa e gostei muito da visita.

Cine Art Café

Antiga Estação Ferroviária



Comentário Google+

Nenhum comentário