Viagens da Ro

VULCÕES, CRATERAS, LAGOAS E CÂNION NO EQUADOR


Nas minhas férias de setembro/2022 fui conhecer vulcões e crateras no Equador, partindo da cidade de Quito. Um nova experiência para mim, estar olhando vulcões que curti bastante. O Equador possui muitos vulcões, tanto ativos como extintos.


O Equador está localizado na região chamada "Cinturão de Fogo do Pacífico". É o resultado dos choques das placas tectônicas Sul-Americana e Nasca, incluindo também os países Filipinas, Indonésia, Tailândia, Nova Zelândia e Japão. Ao sair de Quito passamos pela Avenida dos Vulcões, com muitas montanhas e vulcões.





Vulcão Cotopaxi, no coração dos Andes


O Cotopaxi é um vulcão ativo dos mais altos do mundo e está, aproximadamente, a 70 km de Quito, no Parque Nacional Cotopaxi. Seu cume está a 5.897 metros acima do nível do mar.



Esse vulcão já entrou em erupção nos anos de 1744, 1768, 1877 (última grande erupção), 1904, 1942. Em 2015, o vulcão começou a expelir cinzas, levando ao fechamento do Parque por 1 ano. 
Estou escrevendo este post em 25 de outubro/2022 e foi dado o "alerta amarela", para a possibilidade de erupção do Cotopaxi.





Seu cume está sempre coberto de neve. Cotopaxi significa "Pescoço da Lua", na língua quíchua. 



Fiz essa visita com meu receptivo da CVC. Demos uma parada técnica na entrada do parque e depois seguimos até o estacionamento, próximo ao vulcão (4.200m de altitude). O dia estava com muitas nuvens, o que impediu uma visão completa do cume. Venta muito e é bem frio.

Existe uma caminhada até o refúgio (4.800m), mas meu pacote não contemplava isso.



Próximo ao estacionamento há uma lagoa,  onde foi possível uma caminhada pela margem.




Cratera Quilotoa


Fiz o passeio conjugado - Quilotoa e Cotopaxi

A cratera Quilotoa, localizada a 180 km de Quito, está a 3.914 metros de altitude. A última erupção do vulcão Quilotoa ocorreu faz uns 800 anos. Dai surgiu o belíssimo lago na cratera, cor de esmeralda, com 3 km de diâmetro e 250 metros de profundidade.







Fiquei deslumbrada com o lugar, é muito bonito.



Os veículos chegam facilmente próximo a cratera. É permitido descer até as margens do lago, demora uns 30 minutos. Eu não arrisquei, pois são muitas escadas (o problema seria subir de volta, porque não tenho bom condicionamento físico).




Foi construído um mirante, que facilita o turista a contemplar o  belíssima lagoa na cratera.


Na vila há lugar para hospedagem, restaurantes e lojinhas.



Para chegar a esse vulcão, passamos por Latacunga e uma típica comunidade indígena nos Andes. Um ótimo passeio para apreciar as paisagens andinas.






Cânion do Rio Toachi


Retornando da cratera Quilotoa, uma paradinha no Cânion Toachi para fotos. Com 40 metros de profundidade em média, o cânion é um local procurado para trilhas e rafting. Escavações geológicas indicam que o cânion foi formado pelo fluxo de lava do vulcão Quilotoa.







Vulcão Cotacachi e Lagoa Cuicocha


Quando fui conhecer Otavalo, fiz o passeio na lagoa Cuicocha. Quero deixar registrado que o passeio foi feito com o guia Francisco, do receptivo da CVC, que foi ótimo em suas explicações, muito prestativo e simpático.



A cidade de Cotacachi pertence a Provincia de Imbabura, entre os vulcões Imbabura e Cotacachi.  A cidade tem muitas lojas com artigos de couro e artesanato. Está localizada a 2.418 metros de altitude. 



Praça da cidade

No Parque Nacional Ecológica Cotacachi Cayapas, fizemos a caminhada com um guia local. A trilha foi bem cansativa para mim, sem pavimentação, com algumas escadas, subindo morro acima. 


Observem as escadas no morro


A vista do alto para a lagoa Cuicocha é incrível, valeu o sacrifício.  lagoa é uma cratera vulcânica, cuja erupção ocorreu a quase 3 mil anos. Encontra-se a 3.068 metros de altitude, com diâmetro de 3.200m.


Foto feita da lagoa, com zoom

Para quem tem mais tempo, há possibilidade de fazer um passeio de barco pela lagoa.






Comentário Google+

Nenhum comentário