MORAY -sítio arqueológico no Peru
Na minha estada no Peru, fui conhecer os círculos de Moray, um sítio arqueológico, que fica a 50 km. de Cusco, aproximadamente. Comprei esse passeio numa agencia de Cusco, que incluiu as Salinas de Maras e visita a uma comunidade têxtil de Chinchero.
Aproveitei o trajeto admirando a área rural dessa região andina. É muito lindo ver os campos com a Cordilheira do Andes ao fundo.
O destaque de Moray são os círculos construídos pelos incas, aproveitando a depressão da montanha. Eles parecem anfiteatros, sendo que o maior possui 12 terraços.
Existem várias teorias para o local, mas para muitos pesquisadores, Moray era um centro de pesquisa agrícola, como um laboratório experimental, onde eram plantadas em cada terraço, plantas diferentes. Assim testando o que produziria melhor, conforme a temperatura, umidade e exposição ao sol.
Nesses terraços laboratórios, a temperatura podia variar até 15º entre a parte superior e a inferior. Ali foram testadas varias sementes.
![]() |
Escada inca entre os terraços |
Atualmente esse sítio arqueológico vem sofrendo com a erosão, devido o aumento das chuvas. Deu para ver os trabalhos de restauração para preservar essa área.
O caminho dentro do sitio arqueológico pede um pouco de preparo físico, não sendo indicado para pessoas com dificuldades de locomoção.
![]() |
Ao fundo, a trilha para visitantes |
Uma visita muito interessante, que mostrou a habilidade e o desenvolvimento do povo quéchua na agricultura.
Leia também meu post sobre as Salinas de Maras, nos Andes
Deixe seu Comentário
Comentário Facebook