Viagens da Ro

Mendoza - Museus e Aquário

Quando estive em Mendoza, em março de 2019, visitei alguns museus dessa cidade. 


MAF - Museu da Área Fundacional
Nesse museu estão os restos arqueológicos da cidade antes do grande terremoto de 1861, que devastou a cidade. Estão expostos também documentos, fotografias e maquetes sobre a história da Mendoza. O prédio que ocupa já abrigou o matadouro público. O ingresso do museu dá direito a visitar as Ruínas de São Francisco e o Aquário.
Endereço: Praça Pedro de Castillo


Painel na frente do Museu

Escavações





Ruínas de São Francisco

Única construção que sobrou após o grande terremoto. Os jesuítas construíram essa igreja entre 1716 e 1731. Após a expulsão dos jesuítas da America do Sul, ela ficou sob a administração dos franciscanos. Em 1941, foram declaradas Monumento Histórico Nacional.
Endereço: esquina das ruas Beltrán e Ituzaingó (Praça Pedro de Castilho).






Museu do Passado Cuyano Dr. Edmundo Correas

A casa onde está instalado esse museu, foi residência do governador Francisco Civit até 1873. O acervo desse museu conta a vida dos mendozinos no século 19, com móveis coloniais, documentos, fotografias e coleção de armas. Esse espaço também abriga, a Junta de Estudos Históricos de Mendoza. As fotos internas não são permitidas, então peguei algumas na internet para dar uma idéia do espaço.

Endereço: Rua Montevideo, 544





Foto Internet

Foto Internet

Aquário Municipal

Inaugurado em 25 de maio de 1945, foi o primeiro aquário na Argentina. O aquário é pequeno, com espécies de água doce e salgada, jacaré e a queridinha, a tartaruga Jorge, com quase 100 anos.
Endereço: Rua Ituzaingó, 1425







Tartaruga Jorge


Pinacoteca Sanmartiniana "Fidel Roig Matóns"

No espaço da Prefeitura da cidade está a Pinacoteca, com obras do catalão Fidel Roig Matóns, que mudou para Mendoza em 1908. Sua maior obra é o "Paisagem Épica", que retrata o General San Martin nas passagens das montanhas. Após sua morte, seus filhos doaram algumas obras do pintor ao Conselho Deliberativo da cidade de Mendoza.
Endereço: Rua 9 de julho, 500









Não consegui visitar o Museu Municipal de Arte Moderna, na Praça Independência, pois estava fechado para reforma.

Leia também sobre a visita ao Parque General San Martin, em Mendoza, acessando o link https://www.viagensdaro.com.br/2019/05/mendoza-parque-nacional-general-san.html






Comentário Google+

Nenhum comentário