Mendoza - Parque Nacional General San Martin
Fui conhecer Mendoza, na Argentina, nas minhas férias de março de 2019. Um dos lugares que visitei na cidade foi o Parque Nacional General San Martin, com seus 400 hectares, aproximadamente. O parque foi desenhado, em 1896, pelo arquiteto francês Carlos Thays.
Eu estava hospedada no centro da cidade de Mendoza, então fui a pé até o parque, embora tenha sido uma boa caminhada.
O imponente portão de ferro fundido na entrada do parque já me surpreendeu, pois me lembrou Versalhes e não era para menos, pois eles foram comprados em 1908, na França. No portão está a figura de um Condor e o escudo de Mendoza.
Passando os portões, lá estavam as duas reproduções dos belos Cavalos de Marly, que vemos em Paris.
Foi uma delícia passear pelas alamedas arborizadas do parque. Um patrimônio florestal com umas 300 espécies, vindas de várias regiões do mundo. Isso foi fruto do esforço dos mendocinos para ter melhor qualidade de vida, mantendo um verdadeiro oásis numa área desértica.
![]() |
Calha para escorrer a água do desgelo dos Andes |
A Fonte dos Continentes, foi o ponto alto da minha visita. Obra de Lola Mora, a fonte representa os quatro continentes, deixando de fora a Oceania, que até pouco tempo era considerada parte da Ásia. Suas belas esculturas mitológicas são feitas de ferro.
Próximo à fonte está o Lago Artificial, que desde 1906 é utilizado pelos amantes das regatas. Nas suas margens há pérgolas, estátuas e roseiras.
No centro de uma rotatória, próximo ao Lago, está a bela escultura de Diana e Edimón, feito pelo artista francês Ernesto Damé.
No parque há um monumento em homenagem ao aviador Benjamin Matienzo, que em 1919 partiu de El Plumerillo para transmitir uma mensagem de solidariedade ao povo chileno, porém o avião caiu e Matienzo morreu.
O Cerro da Glória está dentro do parque, mas é distante para ir caminhando. Fui com o ônibus turístico. No alto do Cerro está o monumento ao Exército de Los Andes, do uruguaio Juan M. Ferrari, que foi inaugurado em 1914. Esse monumento é uma homenagem ao General San Martin e ao Exército de Los Andes.
![]() |
Subida do Cerro |
Na descida desse Cerro, à direita, está o Teatro Grego Frank Romero Day, inaugurado em 1940. Hoje é utilizado nos festejos da Vindima e acomoda 22 mil pessoas.
O Estadio Mundialista Malvinas Argentinas, foi construído em 1978, para o Mundial de Futebol de 1978.
Não visitei todas as atrações do parque, onde também estão o Zoológico, o Museu de Ciências Naturais e Antropológicas, a Universidade Nacional de Cuyo e um clube de golfe.
Endereço: Avenida Los Plátanos, s/n
Deixe seu Comentário
Comentário Facebook