Munique, na Alemanha
A cidade de Munique (München), na Alemanha, é a capital da região da Bavária, muito conhecida pela Oktoberfest e suas cervejarias. Em 1516, foi publicada a Lei de Pureza da Cerveja que deu uma grande transcendência para a cidade.
Passei minhas férias na Alemanha em maio/2024. Eu tinha um dia em Munique, então priorizei visitar a Altstadt (cidade velha), onde estão a Marienplatz (praça central), a catedral (Frauenkirche) em estilo gótico, o teatro e as cervejarias.
![]() |
Praça Central Marienplatz |
Foi muito fácil chegar na Marienplatz de metrô. A praça é bem agitada, com muitos turistas. Devido aos bombardeios da 2ª Guerra Mundial, boa parte dos edifícios foram restaurados.
Na praça estão construções históricas, restaurantes, cafés, igrejas e a Coluna de Maria, com 11 metros, erguida em 1638, pelo Duque Maximilian I, em agradecimento por Munique não ter sido destruída na Guerra dos Trinta Anos.
![]() |
Detalhe da fachada |
Na praça também está a Fonte do Peixe, onde muitos turistas fazem fotos, inclusive eu.
Destaco na praça o lindo relógio mecânico e musical, o Glockenspiel, na fachada da Neues Rathaus (Nova Prefeitura), com 43 sinos e 32 figuras simbolizando, na parte superior, as comemorações do casamento do Duque Guilherme V com Renata Lorena, em 1568. Na parte inferior, conta a história dos fabricantes de barris, após uma epidemia, quando sairam pelas ruas dançando para celebrar. Uma multidão de turistas fica na praça às 11hs, 12hs e de março a outubro às 17h para ver o relógio em movimento.
Próxima a Marienplatz, está a Catedral de Munique (Frauenkirche), feita com tijolos vermelhos e com as cupulas esverdeadas. Foi construída entre os anos de 1468 e 1525, sobre os restos de uma antiga basílica romana, sendo um dos maiores prédios góticos do país. Durante a 2ª guerra mundial foi bombardeada, mas se mantiveram alguns vitrais e a tumba do imperador Luis IV da Bavaria.
![]() |
![]() |
Eu não poderia deixar de passar por cervejarias. Confesso que não aprecio cerveja, mas eu estava na Bavaria!
![]() |
Tradicional HB |
A praça Max-Joseph-Platz é outro local histórico e importante de Munique. Na praça estão o Teatro Nacional de Munique, o Residence Palace e o monumento ao rei Maximiliano José, que governou a Bavaria de 1806 a 1825.
O imponente Teatro Nacional de Munique, em estilo neoclássico, foi palco de várias estréias mundiais, como por exemplo, Tristan und Isolde de 1865, Das Rheingold de 1869 e Die Walküre de 1870. Foi construído inspirado no Odéon de Paris, sendo inaugurado em 1818. Reconstruído após o incêndio de 1823, já incorporando características do estilo neoclássico. Ocorreu sua 3ª reconstrução, respeitando suas caracterísitcas originais, após os bombardeios na 2ª Guerra Mundial, sendo reaberto em 1963. No momento que visitei a praça muitas pessoas, trajando roupa social, estavam chegando para uma apresentação.
O Palácio da Residência (Reidenz), construído em 1385, está na Max-Joseph-Platz. Foi sede do governo da Baviera e residência da família Wittelsbach, que governou a região até 1918. O prédio, desde a sua construção, foi ampliado durante os séculos. Não cheguei a tempo da visita interna, uma pena, pois sua decoração é riquíssima.
À tarde fui para outra parte da cidade, onde está a BMW. O prédio da BMW Welt, possui um estilo futurista e lá estão expostos carros e motocicletas da marca. A entrada é gratuita.
Apesar do pouco tempo na cidade, adorei conhecer Munique.
Deixe seu Comentário
Comentário Facebook