HAMELIN E O CONTO DO FLAUTISTA
Na minha vista a Alemanha, fui conhecer a cidade do conto folclórico alemão, O Flautista de Hamelin, que narra um acontecimento na cidade de Hamelin, em 1284.
A cidade de Hamelin fica na Baixa Saxônia e faz parte da rota dos contos infantis da Alemanha. Seu centro histórico é bem interessante.
Segundo a lenda, um flautista foi contratado para acabar com uma praga de ratos na cidade. Ao tocar a flauta, os ratos foram hipnotizados e levados aos portões da cidade para a sua ruína, foram afogados no rio Weser, que atravessa a cidade. Entretanto ele não foi pago pelo serviço, como combinado, então meninos e meninas, num total de 130, hipnotizados pela melodia da flauta, seguindo o flautista, foram para fora da cidade e desapareceram em 26/06/1284. Essa lenda foi recontada pelos irmãos Grimm e Robert Browning.
Há registros na cidade, datados de 1384, lamentando os 100 anos de desaparecimentos das crianças.
O lugar é uma graça, com casas enxaimel, estilo típico alemão e belas mansões do século 16. A fachada do Museu de Hamelin é ricamente ornamentada.
Minha visita foi rápida, então não tive tempo procurar um restaurante para comer "cauda de rato", que nada mais é que carne de porco cortada em fatias bem finas.
Deixe seu Comentário
Comentário Facebook