Viagens da Ro

HAMELIN E O CONTO DO FLAUTISTA

 

Na minha vista a Alemanha, fui conhecer a cidade do conto folclórico alemão, O Flautista de Hamelin, que narra um acontecimento na cidade de Hamelin, em 1284.

A cidade de Hamelin fica na Baixa Saxônia e faz parte da rota dos contos infantis da Alemanha. Seu centro histórico é bem interessante.




No calçamento placas com ratinhos





Segundo a lenda, um flautista foi contratado para acabar com uma praga de ratos na cidade. Ao tocar a flauta, os ratos foram hipnotizados e levados aos portões da cidade para a sua ruína, foram afogados no rio Weser, que atravessa a cidade. Entretanto ele não foi pago pelo serviço, como combinado, então meninos e meninas, num total de 130, hipnotizados pela melodia da flauta, seguindo o flautista, foram para fora da cidade e desapareceram em 26/06/1284. Essa lenda foi recontada pelos irmãos Grimm e Robert Browning.




Há registros na cidade, datados de 1384, lamentando os 100 anos de desaparecimentos das crianças.



O lugar é uma graça, com casas enxaimel, estilo típico alemão e belas mansões do século 16. A fachada do Museu de Hamelin é ricamente ornamentada.



Detalhe fachada do prédio do museu


Entrada do Parque

Detalhe do portão do parque


Minha visita foi rápida, então não tive tempo procurar um restaurante para comer "cauda de rato", que nada mais é que carne de porco cortada em fatias bem finas.








Comentário Google+

Nenhum comentário