Viagens da Ro

Um passeio pelas Highlands


Estar nas Highlands, as Terras Altas da Escócia, foi a realização de um sonho. Essas terras estão a noroeste da Escócia e a cidade de Inverness é considerada a capital das Highlands.


Como era maio/2023, os dias eram longos e o sol nascia antes das 6 horas da manhã e estava se pondo umas 22 horas.

Inverness

A maior cidade no norte da Escócia. Na cidade de Inverness, no alto de uma colina, está o Castelo de 1836. O primeiros assentamentos humanos datam do século VI a.c. No centro histórico da cidade, ao redor da ponte Ness Bridge, estão muitas lojas de lembrancinhas, roupas, restaurantes e cafés. 
Eu vi um do por do sol belíssimo no rio Ness. 
É em Inverness que esse rio deságua no mar a partir do lago Ness.







Lago Ness

Em Inverness está o famoso Lago Ness, com suas águas escuras, cujo morador é o Nessie, um monstro marinho de 9 metros, segundo a lenda. Fiz o passeio de barco pelo lago, mas infelizmente não vi o monstro......Uma dica: leve um agasalho, porque venta e faz frio no lago.


Estátua - Monstro do Lago Ness


Chegada ao Castelo de Uequhart

Castelo Medieval de Uequhart

Chegada ao castelo de Uequhart, às margens do Lago Ness. Construído no século 13, foi cenário de importantes lutas pela independência da Escócia. Na revolta jacobita, para evitar que você usado pelos jacobitas, o próprio proprietário colocou fogo no castelo, a pedido dos ingleses, que enganaram o dono dizendo que pagariam os prejuizos (o que não ocorre). 
Com o passar dos anos, a própria população local usou as pedras do castelo para construir suas casas. Hoje é um dos sítios arqueológicos mais visitados na região.
Mesmo em ruínas, a vista do castelo é linda.







Catapulta


Campo de Batalha de Culloden

A Batalha de Culloden no dia 16 de abril de 1746, entre as tropas inglesas e os rebeldes escoceses, os jacobitas, ocorreu em Culloden (Culloden Muir, também conhecidos como Drummossie Muir) próximoa cidade de Inverness e terminou com a vitória do governo inglês. Os highlanders jacobitas queriam colocar um rei escocês no comando do Reino Unido, mas as esperanças terminaram com a derrota nessa batalha. A causa jacobita foi aniquilada, e a constituição de clans e o uso do tartan foram proibidos por mais de 100 anos. A série "Outlander" retrata essa batalha. Visitei esse local com muito respeito, pois muitas vidas foram perdidas nesses campos, numa batalha sangrenta.






Fort Augustus

Fort Augustus é próxima de Inverness, no lago Ness, onde está o Canal da Caledônia, concluido em 1849, uma obra de engenharia significativa na Escócia, que hoje é utilizado por barcos de lazer. O comércio do centrinho fica no entorno do sistema de eclusas, com restaurantes, cafés e lojinhas.







Fort William

Foi uma visita muito rápida na pequena cidade de Fort William, nas Highlands da Escócia.
Em 1690, foi construído um forte nesse local, com a finalidade de pacificar as Terras Altas da Escócia (Highlands) durante o reinado de Guilherme. Historicamente essas terras eram do clã Cameron.
Fort William é muito utilizada pelos turistas que desejam fazer trilhas nas montanhas, ir ao Ben Nevis (montanha mais alta do Reino Unido) e canoagem. Na Hight Street, rua principal da cidade, estão vários restaurantes, pubs, cafés e lojas.




Igreja com cemitério


Memorial do Comando Britânico

Esse memorial fica em Spean Bridge, dedicado aos homens das Forças de Comando Britânicas originais criadas durante a Segunda Guerra Mundial. O local tem vista para as áreas de treinamento do Commando Training Depot estabelecido em 1942. O monumento é uma escultura de bronze fundido de três omandos em trajes característicos, voltados para  direção do Ben Nevis (maior montanha do Reino Unido).





Inveraray

Numa breve parada em Inveraray visitei a All Saint Church, Igreja de Todos os Santos. Nesse local o destaque fica para a torre do sino, em estilo neogótico, construída em 1923. Infelizmente não fui conhecer o belo castelo de Inveraray, residência do Duque de Argyll, chefe do Clã Campbel.










Foi um passeio incrível e inesquecível pelas Highlanders.





Comentário Google+

Nenhum comentário