Viagens da Ro

Edimburgo, capital da Escócia

Em setembro/2023 fui conhecer a capital da Escócia,a cidade de Edimburgo. Meus passeios foram na parte antiga da cidade, que é medieval, embora fiquei hospedada na parte nova, que não é tão nova assim, pois data do século 18. Minha estada foi curta, apenas um dia e meio.

Eu estava numa excursão. Chegamos à tarde na cidade e começamos o passeio visitando o Palace of Holyroodhouse, residência de verão da família real do Reino Unido, que fica num dos lados da famosa rua Royal Mile. Esse local já foi moradia de vários reis e rainhas, inclusive da Rainha Mary. Depois fizemos um city tour básico de ônibus pela cidade.

Detalhe do portão do Palácio

No dia seguinte, foi a hora de caminhar, começando pela parte nova da cidade, a Princes Street Gardens, com suas várias lojas, como Primark, H&M, Gap, dentre outras. Aproveitei para comprar um tênis confortável na Primark, pois meus pés estavam me matando.
Nessa avenida é possível apreciar o Scott Monument, dedicado ao escritor escocês Sir Walter Scott. É uma torre gótica, com 60 metros de altura, sendo que você pode subir os quase 300 degraus para ter uma vista da cidade do alto, mas eu não tive coragem de encarar essa subida.

Dali, fui passear nos jardins da Princes Street, de onde temos uma bela vista do Castelo de Edimburgo.

Castelo de Edimburgo, foi construído sobre rocha vulcânica no alto da cidade. No reinado de David I (1142-1153) o castelo, que já existia desde 1093, passou a ser a fortaleza do rei. Lá está a "Pedra do Destino", que foi levada para a Inglaterra, séculos atrás, mas os escoceses a roubaram e trouxeram de volta. Devido ao pouco tempo na cidade, optei em não visitar o castelo internamente.

No alto, o castelo

Como o castelo está num dos lados da Royal Mille, segui meu passeio por essa importante rua da cidade. A Royal Mille, como o nome já diz, possui 1 milha, sendo formada pelas ruas Castlehill, Lawnmarket, High Street e Canongate. Em sua extensão, são muitos restaurantes, pubs, cafeterias, lojas, inclusive de garrafas de whisky,  e alguns pontos turísticos. Ali vi, pela primeira vez, o tocador de gaita de fole. Realmente me senti na Escócia.

Visitando as lojinhas, comprei uns porta-copos decorados com "tartan", um dos maiores símbolos nacionais. Essa tradição começou com os Highlands, quando cada tipo/cor de tecido xadrez, identificava um clã. Na batalha de Culloden (século 18) com a vitória dos ingleses sobre os jacobitas escoceses, o tartan foi proibido. Essa batalha está retratada na série da Netflix, "Outlander".
São várias lojinhas pela Royal Mille e imediações com uma variedade de produtos, inclusive kilt, traje tradicional dos homens das Terras Altas escocesas.

Na Royal Mille também está o beco, que serviu de cenário para a Gráfica do James, protagonista da série "Outlander".

Eu não podia deixar de contemplar a Catedral de Santo Egídio, santo padroeiro da cidade, bem no meio da Royal Mille. Um local de culto cristão desde o século 12. Em 1559, a igreja tornou-se protestante, com John Knox.

Hora de almoçar, uma pedida para ir até a Grassmarket, com seus vários restaurantes e mesas ao ar livre.

Terminado o almoço, fui caminhar pela Victoria Street, rua que, segundo falam, inspirou o beco diagonal da história de Harry Potter.

Voltando a Royal Mille e descendo, entrei a direita (Candlemaker Row) onde cheguei na estátua do cachorro Bobby
John Gray, era vigilante noturno em Edimburgo e escolheu um cachorro, que ganhou o nome de Greyfriars Bobby, para acompanha-lo em sua patrulha. Em 1858, o vigilante faleceu e seu cachorro Bobby, sentindo falta de John ficou ao lado do túmulo por 14 anos, sendo cuidado e alimentado pelos moradores da cidade, principalmente por John Traill, dono da cafeteria onde o cãozinho ia com o seu dono. Em 1872, o cachorrinho falece e foi enterrado no mesmo cemitério, devido sua devoção e lealdade a John Gray.

Uma paradinha para tomar um sorvete delicioso, que até tinha uma fila na porta da sorveteria de tão famoso.

Nessas andanças me deparei com o Café onde a autora de Harry Potter, J.K.Rowling, escrevia seus livros sobre o bruxo, o The Elephant House. Devido a um incêndio, o lugar está fechado atualmente.

Edimburgo é uma cidade preservada no tempo e adorei conhecê-la..