Viagens da Ro

Breve passeio por Amsterdam


Em setembro/2023 fui conhecer a capital da Holanda, Amsterdam. Essa cidade é conhecida pelos seus canais e muitas bicicletas.


Fiz uma excursão de 2 noites em Amsterdam, partindo de Paris. Esse tempo não é suficiente para conhecer tudo que a cidade oferece, como seus museus ( Van Gogh, Rijksmuseum, Anne Frank dentre outros), porque na verdade cheguei à noite e somente tive um dia para passeios. Porém, deu para aproveitar um pouco.


Tem muitas bicicletas!


Como pronuncia?



Quanto aos museus, é recomendado comprar os ingressos online e com boa antecedência. Não esqueça da Heinken Experience, se tiver tempo para essa experiência.

Estátua próxima ao museu

Não fiz a experiência,
mas tomei a cervejinha

O meu passeio começou no centro histórico, em formato de concha no mapa. A Praça Dam, que começou a ser construída juntamente com o Palácio Real da Holanda em 1665, é bem movimentada com lojinhas, bares e restaurantes. Lá está o Memorial Nacional aos Mortos, que homenageia as vítimas da Segunda Guerra Mundial. Na praça está a igreja Niewe Kerk, em estilo gótico, século 15, local de muitas coroações de monarcas e casamentos reais. 
A família real não mora nesse palácio da praça. Sim, lá tem Rei. Hoje o belo edifício é usado para cerimônias reais, receber visitas de Chefe de Estado dentre outros eventos.

Detalhe do memorial

Ao fundo - Palácio Real

Palacio Real

Igreja Niewe Kerk


Nessa parte da cidade, o ideal é explorar caminhando, parando para apreciar os canais e a arquitetura dos prédios. São vários canais, sendo que você pode fazer um passeio de barco. Pelos canais também estão as "casas barco".





Casa barco


A arquitetura merece uma atenção. Observe os ganchos no topo dos prédios, que servem para içar móveis e outros objetos grandes, visto que as casas são bem estreitas e é impossível subi-los pelas escadas. As fachadas são  estreitas, visto que antigamento os impostos eram cobrados pelo tamanho da fachada.

Nº 7, casa de menor fachada na cidade

Ganchos no topo dos prédios


Muitos prédios estão inclinados, pois as construções foram feitas em área pantanosa, assentada em estacas de madeira, que com o passar dos anos estão cedendo. Lembrem, a cidade foi construída abaixo do nível do mar.

O prédio marrom, mais ao fundo,
está bem inclinado


Em Amsterdan está o Red Light District, o bairro da Luz Vermelha, onde a prostituição é legalizada. Funciona à noite, sendo fotos e vídeos proibidos.

A Estação Central de Trens fica num lindo prédio. Lá está também o terminal de ônibus para os bairros da cidade.




Conheci o Diamant Museum, para saber um pouco sobre os diamantes, como os formatos e lapidação.





Já que não havia muito tempo para explorar tudo que a cidade oferece, me dediquei a experimentar um pouco da gastronomia local. Os croquetes (kroketten ou bitterbalen) fui comer na rede de fast food Febo, com várias lojas espalhadas na cidade. Os produtos ficam em compartimentos, que você paga e a portinha abre. Essa rede holandesa foi fundada em 1941. O croquete estava uma delícia!





No McDonald's fui provar o MacKroket, sanduiche que só existe na Holanda, pois o croquete é um prato típico holandês. Bem gostoso! A batata frita também é bem popular por aqui.


O recheio do pão é um croquete


Agora os doces... a torta de maça (apple tart) é muito popular e as mini panquecas doces (poffertjes) também. Fomos comer esses doces no Café Kalkhoven, com atendimento muito simpático.




Os deliciosos Stroopwafel, um biscoito tradicional holandês com massa bem fininha e recheio de caramelo, é uma iguaria imperdível.




Há muitas lojas de queijos onde é possível fazer degustação. O queijo mais famoso é o Gouda (pronuncia Ráuda em holandês).



Os caffeshops conhecidos pela venda de produtos derivados de cannabis (maconha), estão pela cidade. Os produtos devem ser consumidos em locais fechados. Lá são vendidos, além da erva, doces e drinks.



Foi um ótimo passeio, que terminei com uma cervejinha.




Comentário Google+

Nenhum comentário