Bruxelas
Ao entrar na cidade de Bruxelas notei uma arquitetura moderna. A sede do Parlamento Europeu está num dos belos edifícios envidraçados.
Era um dia de muita chuva e a primeira parada foi no Atomium (Atomo), construído em 1958 para a primeira feira mundial pós-guerra. Ele seria desmanchado após o evento, mas como a Torre Eiffel, se tornou um símbolo. Sua estrutura é composta de 9 esferas de aço inoxidável e mede 102 metros. É possível visitá-la por dentro, mas eu não tinha muito tempo, estava retornando de Amsterdam para Paris.
Meu foco foi o centro histórico, onde está a Gran Place, tombada como Patrimônio da UNESCO. Uma das praças mais lindas que já visitei, com arquitetura do século 17. Uma pena que a chuva atrapalhou esse passeio, pois eu gostaria de ter comtemplado melhor esse local.
Nessa praça estão:
Maison Du roi - casa do REi - 2º prédio mais imponente, de cor branca com esculturas de bronze. Hoje é o Musée de La Ville (Museu da cidade).
Hotel de Ville- branco decorado com 137 estátuas pequenas com torre de 96 m de altura.
Casa dos Duques de Brandant (leste da Praça)- são 6 casas decoradas com escudos e bustos.
Guildos de Bruxelas - do outro lado da Gran Place. São várias casinhas estreitas. A de nº 7 é Le Renard (tem uma mini raposa); na Le Cornet há 2 leões no teto; Le roi d' Espagne - busto dourado na entrada e cúpula verde.

Próximo ao Hotel de Ville, está a estátua do herói belga Everard't Serclaes, do artista belga Julien Dillens, datada de 1898. A história conta que, em 1356, Everard entrou secretamente em Bruxelas com um grupo, escalando as muralhas. Essa rebelião forçou os flamenos, que ocupavam a região, a fugirem e os verdadeiros governantes recuperaram o poder.
Saindo da praça e seguindo pela Rua Tetê d'or há o mural do Tin-Tin, um desenho animado que eu gostava de ver. Outros desenhos animados também surgiram na Bélgica, como os Smurfs.
Na rue des Grands Carmes, 33 está o Manneken-pis (século 17), um fonte com a estátua de um menino fazendo xixi. Existem muitas lendas sobre essa obra, do escultor, Hieronimus Duquesnoy.
A Catedral de Bruxelas, em estilo gótico, começou a ser construída no século 13 e demorou 2 séculos para o seu término. Está localizada em uma praça, bem próxima ao centro histórico.
Na Place de l'Agora está a estátua de bronze do antigo prefeito Charles Buls, um reconhecimento pelo seu trabalho na cidade.
Se gosta de dar uma passada no Hard Rock Café, o de Bruxelas está na Gran Place , 12A. Como sempre, fui comprar o pin de guitarra para a coleção do meu filho.
Andando pelas ruas do centro histórico, são muitas as lojinhas com chocolate belga (simplesmente maravilhoso), cervejas, rendas e diversas lembrancinhas.
Os Waflles estão enfeitando as vitrines e, além de lindos, são deliciosos. Perambulando pelas ruas, também encontramos outras gulosemas.
A Bélgica e a Holanda disputam quem tem a melhor batata frita. Essa de Bruxelas estava bem crocante e vem com um molho.
A Galerie de la Reine - Galeria Saint Hubert fica entre a Catedral e a Gran Place. Foi a primeira das galerias de lojas da Europa. Um lugar lindo e glamoroso até hoje. Naquele dia de chuva, foi uma ótima opção.
Gostei muito de conhecer Bruxelas, pena que não tive tempo de saborear uma de suas famosas cervejas.
Deixe seu Comentário
Comentário Facebook