Viagens da Ro

A ENCANTADORA BRUGES


Bruges é uma charmosa e encantadora cidade da Bélgica, cortada por canais. Passei por essa cidade nas minhas férias de setembro/2023, no trajeto para Amsterdam.



Bruges significa "ponte" em flamengo. A cidade foi fundada no século 12.  Era uma das principais economias da Europa entre os séculos 13 e 15.  Tornou-se um dos primeiros destinos turísticos, na segunda metade do século 14, recebendo turistas ingleses e franceses.




O seu centro histórico, com arquitetura gótica,  recebeu o título, em 2000, de Patrimônio Mundial da UNESCO e depois o título de Capital Europeia da Cultura.



Na praça principal do seu centro histórico, a Grote Markt, estão belos prédios em vários estilos. No centro, a estátua de Jan Breidel e Piet de Konink, do ano de 1887, para homenagear os heróis da batalha de 1302 contra o rei da França, quando a Bélgica venceu. 





Na praça também está o Campanário, com seu carrilhão e os 47 sinos. O andar térreo abriga, atualmente, um centro cultural. Para subir no alto do campanário são 366 degraus (ufa!), de onde se tem uma visão da cidade.



Burg é outra praça bem pertinho da principal, na qual está o prédio da Prefeitura (1376-1420), a casa dos Arquivistas (1534) e o santuário Heilig Bloedbasiliek, onde está guardado um frasco do sangue de Cristo.





O passeio pelo centro histórico é interessane, com suas ruas de calçamento de pedra, diversas lojinhas de souveniers, chocolate e das famosas rendas. Se preferir, também pode passear de charrete, mas coitado dos cavalinhos.





Espalhados pelo centrinho estão os balcões de waffer. São pequenas lojinhas com balcão virado para a rua. Uma ótima oportunidade de provar esse doce gostoso.



O passeio de barco pelos canais é muito procurado, com filas bem grandes, e são oferecidos por várias empresas.




Como a batata frita é uma tradição na Bélgica, sentei em um restaurante para saborear esse petisco com uma cerveja belga gelada.




Em Bruges está a Igreja de Nossa Senhora, onde fica a Madonna de Bruges, uma obra de Michelangelo Buonarroti. 

A catedral de São Salvador, no centro histórico, é uma mistura do estilo gótico e o neoromânico, que vale a pena conhecer.



Em um dia é possível fazer os principais pontos turísticos de Bruges. Então se estiver em Paris ou Bruxelas, vale a pena um bate-e-volta.






Comentário Google+

Nenhum comentário