Viagens da Ro

CUENCA E SEUS MUSEUS

Durante a minha visita a cidade de Cuenca, no Equador, em setembro de 2022,  visitei alguns museus que ficam na Calle Larga, no Centro Histórico. Fiz o meu percurso caminhando, que recomendo, para ver tudo que há nessa rua.



MUSEU DEL SOMBRERO

O Museo del Sombrero, localizado na Calle Larga, próximo ao Mercado 10 de Agosto, é pequeno e se estiver distraído, você pode passar por ele sem perceber. Em seu acervo há máquinas e objetos de como confeccionar o chapéu de palha toquilla (palha da palmeira carludovica palmata), o famoso Chapéu Panamá. O chapéu de palha toquilla recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.
Esse chapéu é produzido desde o início do século 17, usado pelos comerciantes locais, sendo que no século 19 passou a ser exportado para outros países, sendo um dos principais produtos de exportação do Equador. Os preços variam até 2 mil dólares cada chapéu, dependendo da espessura da palha e da trama.

A palha toquilla




O nome chapéu Panamá ganhou popularidade no século XX. O  Presidente americano Roosevelt, em 1906, foi fotografado usando  esse chapéu numa visita ao canteiro de obras do Canal do Panamá.  Indagado  sobre o belo chapéu, ele falou ser o "Chapéu Panamá", daí o nome.

Passeando com meu "chapéu Panamá"


Esse Museu do Sombrero que visitei foi criado a 150 anos, por uma família produtora dos chapéus. A entrada é grátis. Minha opinião: vale a visita, mas eu tinha uma expectativa maior do local.


Formas dos chapéus


MUSEU REMIGIO CRESPO TORAL

La Casa Museu Remigio Crespo Toral está localizada na Calle Larga, sendo fundado em 1947.
Remigio foi um poeta, intelectual e acadêmico cuencano que viveu de 1860 a 1939. A casa é um patrimônio cultural arquitetônico da cidade, cuja fachada data de 1917. No acervo também se destacam livros da Câmara Municipal, pinturas e esculturas dos período colonial, republicano e do século XX, além de trajes, mobílias e artes decorativas.
A entrada é grátis.





MUSEU PUMAPUNGO

Museu e Parque arqueológico, localizado na Calle Larga, possui em seu acervo coleções etnográficas, com trajes tradicionais e objetos da cultura dos povos do Equador (Cañari e Inca). Há salas dedicadas a arqueologia, salas com arte barroca, artes do século XIX e pinturas do início do século XX. Administrado pelo Ministério da Cultura e Patrimônio do Equador, o museu foi fundado em 1979. O nome Pumapungo significa "Porta do Puma".
Há ruinas arqueológicas de uma comunidade inca na parte de trás do prédio do Museu.
A entrada é grátis e recomendo muito essa visita.







GALERIA MIGUEL ILLESCAS

Localizado na Calle Larga, essa Galeria de Arte possui obras muito interessantes, que recomendo a visita.






Comentário Google+

Nenhum comentário