Viagens da Ro

Águas da Prata - Fonte Vilela

Fiz uma visita rápida à Águas da Prata, numa manhã de domingo. Uma Estancia Hidromineral Paulista, muito tranquila, a 240 km da capital de São Paulo, na encosta da Serra da Mantiqueira.



O município de Águas da Prata foi emancipado em 1935, sendo antes um distrito pertencente a São João da Boa Vista. A descoberta da primeira fonte foi em 1876, quando foi observado que muitos animais iam tomar água em um veio d'água, as margens do rio Ribeirão da Prata. Essa água era bicarbonada.






Fui conhecer a Fonte Vilela, a mais visitada, com a água mais radioativa da América do Sul. A cidade possui mais fontes medicinais, mas como eu estava de passagem, não fui visitar.









Nesse espaço há chalés com lojas de artesanato, doces e várias comidinhas.


Próximo à Fonte Vilela, está a Estação Ferroviária de Águas da Prata, inaugurada em 1886, um ramal da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro, hoje desativada. Em 1913, foi divulgada a análise da riqueza das águas medicinais do local e assim muitas pessoas foram procurar os benefícios terapêuticos dessas águas, utilizando o trem como meio de transporte.







Para caminhar, a praça em frente a fonte  é um lugar bem relaxante.


Praça com lago

O que chamou atenção na visita foi o abandono do balneário da cidade, que está fechado a mais de dez anos. Um grande espaço com piscinas, várias salas e auditório, que já foi uma atração turística da cidade. 






Comentário Google+

Nenhum comentário