Viagens da Ro

Chinchero e seu sítio arqueológico

Chinchero fica a 30 km de Cusco e a 3.760 metros de altitude. No período inca era um depósito de alimentos, por isso, durante a invasão espanhola, a cidade foi queimada, para que os espanhóis não aproveitasse dos recursos do lugar.



Na praça da área histórica está uma igreja, com a Virgem da Natividade.  construída no século XVI, sobre o palácio inca. O átrio é feito com folhas de ouro. Na igreja estão obras do artista cusquiano Diego Quispe. As fotos são proibidas.


Igreja ao fundo


Foto internet

O sítio arqueológico é formado por terraços agrícolas, que eram usados para o plantio de batatas. Essa técnica de degraus foi desenvolvida para possibilitar o plantio nas encostas das montanhas.







Aproveitei para olhar os artigos da feira de artesanato da praça, com várias opções de produtos bem coloridos. A técnica de tingimento da lã para a confecção de várias peças é muito interessante, veja meu post https://www.viagensdaro.com.br/2019/10/chinchero-e-tradicao-do-tingimento-de-la.html




Passeando pelas estreitas ruas da cidade, observei em algumas casas as duas miniaturas de touros, que representam o pai e a mãe da casa, que trabalham juntos para ter um lar próspero.




Porta decorada com os bois
Pedras da época inca

Tijolos de barro e palha



Chinchero é uma localidade onde se tem a impressão que o tempo parou. Eu recomendo uma visita!


Comentário Google+

Nenhum comentário