Viagens da Ro

França - Carcassonne

Em julho de 2010, fiz uma excursão pela França, acompanhada de meu filho, quando tive a oportunidade de conhecer Carcassonne, com uma cidadela medieval, cercada por suas muralhas, que faz você voltar no tempo, assim que passa por seu portão. 



O castelo, as torres e as muralhas de Carcassonne estão muito bem preservados e ao entrar por seus portões, imaginamos seus cavaleiros e trovadores. É uma cidade de contos de fadas. Ela está localizada na região de Languedoc-Roussillon, que fica ao sul da França.





Sua fundação foi no século 2 a.C., pelos romanos. A cidadela foi construída na margem íngreme acima do rio Aude. Seu auge ocorreu durante o governo dos Trencavel, no século 12, sendo seu declínio por volta de 1660, quando seus habitantes abandonaram a cidadela.





Carcassonne foi palco de conflitos religiosos, sofrendo cerco dos Cruzados em 1209, inclusive com perseguição de seus habitantes pela Inquisição, no século 14. Conforme sua história, aquele local era reduto dos Cátaros, que seguiam um movimento religioso gnóstico.





No século 19, o castelo foi restaurada pelo arquiteto Viollet-le-Duc, que também restaurou o Chateau de Pierrefonds e Notre-Dame de Paris. Carcassonne, em 1997, foi incluída na relação da UNESCO das cidades consideradas como Patrimônio Mundial da Humanidade.







O conjunto arquitetônico medieval  é um atrativo turístico e fiquei maravilhada ao passear ao longo de suas muralhas. Não deixe de conhecer a Basilique St-Nazaire, Porte Narbonnaise e os lices, que são os espaços entre as duas muralhas, que era utilizado para as justas, depósito de materiais, entre outras finalidades. 

Dá até para imaginar os valentes caleiros durante o Torneio da Justa.








Lices


Dentro de suas muralhas, você encontra uma deliciosa e variada gastronomia e muitas lojas de souvenir, com artigos relacionados à Idade Média. Vimos crianças com acessórios de fantasia medieval sobre suas roupas, passeando com seus pais pelas ruas. Muito legal!








Em Carcassonne provei o Cassoulet, tipo uma feijoada francesa. É bem saboroso e a carne era de pato. Obviamente, meu filho preferiu algo mais parecido com a culinária brasileira.




Carcassonne foi cenário do livro "Labirinto", de Kate Mosse.A autora conta duas histórias paralelas, uma ocorre no período medieval e a outra no tempo atual. Li o livro e recomendo, pois a autora fez uma boa pesquisa da questão religiosa, da Idade Média de Carcassonne, para retratar em sua obra.


Recomendo conhecer Carcassonne !

  

Comentário Google+

Nenhum comentário