Viagens da Ro

Itanhaém (SP) - pegando um sol na praia - dica de férias

Tudo de bom é  passar um final de semana no litoral sul de São Paulo, na cidade de Itanhaém. Minha primeira visita foi março de 2014 e como moro na cidade de São Paulo, fui de carro.



Uma paisagem bonita é onde o rio desemboca no mar, próximo ao Iate Clube. Itanhaém é uma palavra tupi que significa “pedra que canta”. Esse município foi fundado pelos portugueses em  1532, com o nome Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. 


Ao fundo, a foz do rio Itanhaém

Após a construção da ferrovia, Itanhaém que era uma vila de pescadores e de agricultores caiçaras, passa a ter turistas, que buscam praias com belezas intactas. A estação da cidade foi inaugurada em 1913. Anos depois, foi construída a rodovia Padre Manoel da Nóbrega, inaugurada em 1961, o que favoreceu o aumento de turistas na cidade. Hoje essa estrada está duplicada, facilitando o acesso.



Na cidade você tem muitas opções de lazer: a orla com várias praias, passeio de barco pelo rio e pelo mar, visita ao Centro Histórico, visita a ilhas marítimas, pesca no rio, visita a Cama de Anchieta (formação rocha), Passarela de Anchieta (onde é possível ver o costão rochoso), dentre outras atividades.

Costão Rochoso

Costão Rochoso - Passarela Anchieta

No final da Rua Alberto Simões, paralela a rodovia Pe. Manoel da Nóbrega, sentido Peruíbe, tem um lugar para pescaria no rio, o Píer Guaraú. Por ser um domingo, tinham muitas pessoas pescando, algumas levam cadeiras e banquinhos para se acomodarem melhor. Tem uns barzinhos simples para comprar uma bebida. O tempo que fiquei lá, vi gente tirando peixe do anzol, então "pega". 
 




Outro local para pecar é ao lado do Iate Clube. Se você gosta de pegar um peixinho, não deixe de levar sua vara e  a carretilha.

Há praias na orla da cidade que são mais populares, com maior número de turistas, como a do Sonho, Cibratel e dos Pescadores. As outras praias da cidade são: Praião, do Tombo, Saudade, Conchas, Suarão e Gaivota.


Praião




No centro histórico temos o Convento Nossa Senhora da Conceição (construído em 1563), Casa da Câmara e Cadeia, Igreja Matriz Sant'Anna e Igreja Nossa Sra. do Sion, além de uma praça muito bem cuidada.








Convento Nossa Sra. da Conceição

Há monumentos como o Mulheres de Areia (na praia do Sonho), uma homenagem a gravação da novela da Tupi com esse nome, Outras estátuas na cidade são de Padre Anchieta (no Centro Histórico) e Paulo "Pica-Pau" (homenagem a um dos primeiros pescadores do local).


Mulheres de Areia
Foto internet
Anchieta
Paulo Pica-pau


Itanhaém possui uma razoável rede hoteleira e  a gastronomia é variada, para todos os gostos e bolsos, com muitos restaurantes e fast-foods. À noite, as mesas dos restaurantes do Centro Histórico, vão para as calçadas e alguns estabelecimentos oferecem música ao vivo aos seus clientes. 

Refrigerante regional




Um ótimo restaurante no centro é o Restaurante Calipso. À noite, a pizza é uma boa pedida.


Legal é comprar  no Centro Histórico o sorvete de máquina, que tomei durante minha infância e juventude, e que hoje é difícil de encontrar.


Também achei no passeio a Passarela de Anchieta um carrinho de sorvete com picolé fabricado na própria cidade de Itanhaém. Confesso que não deu para tomar um só, tomei varios. O que mais gostei foi sabor milho.



Esse pedaço do litoral paulista, que recomendo!



Comentário Google+

Nenhum comentário