Passeio de trem pela serra do mar do Paraná - Brasil
Já realizei esse passeio da Serra do Mar do Paraná algumas vezes, porque gosto de ver as paisagens da Mata Atlântica.
A ferrovia da serra do mar foi construída no século 19, para ligar Curitiba a Paranaguá, com parada em Morretes. Uma incrível obra de engenharia na época, realizada por engenheiros europeus, sendo que sua construção durou cinco anos. Hoje o trajeto turístico é de Curitiba a bucólica cidade de Morretes (70 Km), com duração aproximada de três horas e meia.
O turista pode optar por fazer o trajeto saindo de Curitiba ou de Morretes. No carnaval de 2014, fiz pela 3ª vez esse passeio. São várias categorias de vagões e o trem é da década de 60.
Muitas vezes, durante o trajeto, gostaríamos que o trem parasse, para captarmos melhor as cenas para nossas fotos. A estrada de ferro possui várias pontes e treze túneis.
![]() |
Foto Cartão Postal desse passeio |
Passamos pelo Viaduto Carvalho, Ponte São João, Santuário do Cadeado, Túnel Roça Nova, Represas Caiguava, Rio Ipiranga e por antigas construções, algumas em ruínas.
![]() |
Estação de Trem na Serra |
![]() |
Represa Caiguava |
Você pode desfrutar da exuberância da paisagem da Mata Atlântica, que está bem preservada nessa região.
Encontramos uns trens de carga no caminho, o que fez o nosso trem turístico parar para dar caminho. Então, paciência nesse passeio, pois ele é longo e até pode se tornar cansativo.
É um passeio diferente e uma oportunidade de estar na Mata Atlântica.
Deixe seu Comentário
Comentário Facebook