Viagens da Ro

Passeio de trem pela serra do mar do Paraná - Brasil


Já realizei esse passeio da Serra do Mar do Paraná algumas vezes, porque gosto de ver as paisagens da Mata Atlântica.


A ferrovia da serra do mar foi construída no século 19, para ligar Curitiba a Paranaguá, com parada em Morretes. Uma incrível obra de engenharia na época, realizada  por engenheiros europeus, sendo que sua construção durou cinco anos. Hoje o trajeto turístico é de Curitiba a bucólica cidade de Morretes (70 Km), com duração aproximada de três horas e meia.




O turista pode optar por fazer o trajeto saindo de Curitiba ou de Morretes. No carnaval de 2014,  fiz pela 3ª vez esse passeio. São várias categorias de vagões e o trem é da década de 60.

Morretes

Estávamos em uma excursão e embarcamos em Morretes, com destino a Curitiba. Após o embarque, num dos 22 vagões turísticos, já ganhamos nosso lanchinho para comer durante a viagem. Todos os passageiros com suas máquinas fotográficas e celulares a mão, partimos para contemplar belos cenários.








 


O Pico Marumbi, faz parte do roteiro do eco-turismo da região. Nesse dia, o céu estava nublado.

Muitas vezes, durante o trajeto, gostaríamos que o trem parasse, para captarmos melhor as cenas para nossas fotos. A estrada de ferro possui várias pontes e treze túneis. 

                          


Foto Cartão Postal desse passeio

Passamos pelo Viaduto Carvalho, Ponte São João, Santuário do Cadeado, Túnel Roça Nova, Represas Caiguava, Rio Ipiranga e por antigas construções, algumas em ruínas.


Estação de Trem na Serra






                 


Represa Caiguava

Você pode desfrutar da exuberância da paisagem da Mata Atlântica, que está bem preservada nessa região.




                           


Encontramos uns trens de carga no caminho, o que fez o nosso trem turístico parar para dar caminho. Então, paciência nesse passeio, pois ele é longo e até pode se tornar cansativo.


                         

            


É um passeio diferente e uma oportunidade de estar na Mata Atlântica.











Comentário Google+

Nenhum comentário