Viagens da Ro

MURO DE BERLIM

 

No meu primeiro dia em Berlim fui conhecer parte do que sobrou do Muro de Berlim, que dividiu por anos a Alemanha em Ocidental e Oriental, após a 2ª Guerra Mundial.

O Muro de Berlim, erguido em 1961, tinha aproximadamente 155 km de extensão e dividia o lado Ocidental (capitalista) do Oriental (socialista). Ele foi construído em uma noite, de 12 a 13 de agosto de 1961, inicialmente com arames farpados e blocos de cimentos. Posteriormente foi substituído pelo muro de concreto com torres de vigilância. Imaginem as famílias que ficaram separadas.... Foi derrubado em 1989, reunificando a Alemanha.



A minha primeira visita foi a East Side Gallery, a parte do muro de Berlim que se transformou na maior galeria de arte a céu aberto do mundo. Lá estão obras de artistas de vários lugares do mundo. A galeria, de aproximadamente 1,3 Km, deu um ar mais ameno ao significado daquele muro, porque não foi um período tão bom para as pessoas daquele país, pois o muro foi construído por decisão do lado Oriental para que as pessoas não fugissem para o lado Ocidental do país, embora alguns tentaram escapar transpondo o muro, mas foram mortos.






Placas de pessoas mortas
tentando ultrapassar o muro




Na Potsdamer Platz, estão expostas partes do muro que também foram preservadas, onde as pessoas colaram chicletes mascados numa manifestação de desprezo. Observei nessas partes do muro uma elevação na altura do chão, para impedir que ele fosse derrubado por algum veículo.





Na entrada da Topografia do Terror, exposição sobre a história da Gestapo, também há uma parte do muro de Berlim.



Caminhando pela cidade de Berlim, observei marcos no asfalto por onde o muro passava. Ficou o registro para lembrar a todos.





Comentário Google+

Nenhum comentário