Viagens da Ro

BERLIM- ILHA DOS MUSEUS

 

Um dos pontos turísticos de Berlim que eu gostei de visitar foi a Ilha dos Museus, Museumsinsel, onde estão cinco importantes museus. O local é uma ilha no rio Spree, tombada pelo Patrimônio da Humanidade UNESCO desde 1999.

No conjunto de museus estão: Museu Pergamon, Museu Antigo, Museu Novo, Antiga Galeria Nacional e Museu Bode (arte bizantina).



Chegando na ilha está a Catedral, a Berliner Dom, com sua fachada inspirada no Renascimento italiano. Na frente da catedral está o Lustgarten, um gramado verde com uma fonte.




Visitei apenas 2 museus. Infelizmente o Museu Pergamon, com acervo de obras antigas, onde está a réplica do Altar de Pérgamo em tamanho original está fechado.

Altes Museum - Museu Antigo

O magnífico prédio do museu, com suas colunas jônicas, foi construído entre 1823 e 1830 para guardar a coleção de artes da família real da Prússia. Muito danificado com a 2ª guerra mundial, as obras de reconstrução do edifício foram finalizadas em 1966.
São várias obras expostas da arte da Grécia Antiga, como esculturas, figuras em bronze, jarras e joias. Uma parte do museu também está dedicada a arte romana e etrusca.


Cabeça de Péricles







The praying boy

Neues Museum - Museu Novo

Foi inaugurado em 1855 e o que mais me chamou a atenção na visita foi a coleção do Antigo Egito, com mais de 2.500 objetos. Entre múmias, estátuas e figuras funerárias está o famoso busto de Nefertiti, numa sala onde não são permitidas nem fotos e nem filmagem, porém usando o zoom da câmera da para fazer foto de outra sala, bem distante.
Além da ala do Egito, há um acervo com objetos da Idade da Pedra, Idade de Ouro e de Bronze, além de objetos da época romana. Destaco o chapéu cerimonial de 3 mil anos de idade para prever as eclipses lunares.
Durante a 2ª Guerra Mundial esse prédio sofreu muitos danos.



Busto Nefertiti




Chapeu cerimonial




Museu Das Panoramas

A poucos passos da ilha dos museus está Das Panoramas, uma exposição multimídia, com tecnologia 3-D. Um museu onde podemos ver a antiga metrópole Pérgamo, no ano de 129, numa visão de 360º, feita pelo artista Yadegar Asisi. Nessa obra estão retratadas cenas do dia a dia, aulas, celebrações e sacrifícios no Altar de Pérgamo. Nessa época, a cidade vive o apogeu do Império Romano. A cidade vai sendo mostrada sob a luz do sol, despois vai escurecendo e amanhece novamente. Bem interessante!
No centro da sala de exposição tem uma estrutura onde você pode apreciar a obra em diferentes alturas.





À noite

Peça da Coleção Antiguidades
Museu de Pérgamo



No lindo jardim, Kollonadenhof, que fica entre os museus Novo e a Galeria Nacional está uma linda Colunata, onde observei vários carros de casamento estacionados e os noivos fazendo fotos no local. O Kollonadenhof está listado como parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.




Comentário Google+

Nenhum comentário