Neste post conto meus passeios em Aracaju, capital do estado de Sergipe, nos 4 dias que fiquei nessa cidade, num feriado de Páscoa.
O QUE FAZER EM ARACAJU
ORLA DE ATALAIA
Um calçadão com restaurantes, sorveterias, barraquinhas, quadra esportivas e playground. Um dos calçadões de praia mais bonito do Brasil. É um ótimo lugar para uma caminhada. Nessa orla também estão muitos hotéis. À noite fica muito agitado, com tudo aberto e muitos turistas e população local.
OCEANARIO/PROJETO TAMAR
Sou fã do Projeto Tamar, admito muito o trabalho realizado por eles. O centro de visitação de Aracaju é pequeno, na Orla de Atalaia, inaugurado em 2002, mas vale muito uma visita. O espaço também é chamado de Oceanario. Fui ao Centro de Visitação às 16 horas, no horário de alimentar as tartarugas e os tubarões e foi bem legal. Para mim, a maior atração foi a alimentação dos tubarões. Há também vários tipos de peixes nos aquários para visitar.
LAGOS - ORLA DE ATALAIA
Atrás das instalações do Oceanario/Projeto Tamar fica a região dos lagos. Um lugar bem agradável para um passeio a pé. Observei muitos moradores passeando com seus pets por lá. Existe também uma pista de Motocross.
ARCOS DA ORLA DE ATALAIA
Cartão postal da cidade, esses
Arcos de Atalaia foram construídos em 1994, num projeto que revitalizou a Orla de Atalaia. Os arcos possuem 10 metros de altura e são revestidos de pastilhas azuis, com alguns pontos coloridos. Atrás dos arcos, há uma passarela de acesso à praia de Atalaia.
Nesse espaço também está o letreiro da cidade, para uma foto.
PASSARELA DO CARANGUEJO
O caranguejo é um dos símbolos de Aracaju, que pode ser degustados nos restaurantes da cidade. Nessa passarela, próxima aos Arcos da Orla de Atalaia, há muitos restaurantes e bares, bem movimentados à noite e alguns com música ao vivo. Destaco o restaurante e casa de forró Cariri, muito tradicional na cidade. Fui almoçar nesse restaurante.
Há uma grande escultura de caranguejo na passarela/avenida, instalada em 2014, uma obra do artista sergipano Ary Marques Tavares. Dependendo do horário, tem até fila para tirar foto.
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA CULTURAL
Vizinhos ao Arcos, está essa praça com diversas esculturas feias em bronze, que homenageiam personagens da Cultura Sergipana, como: Gumercindo de Araújo Bessa, Silvio Vasconcelos, Horácio Hora, Tobias Barreto, dentre outros.
LARGO DA GENTE SERGIPANA
São 08 esculturas enormes, construídas em 2018, que ficam as margens do reio Sergipe, onde é homenageado os movimentos culturais e a identidade do povo sergipano. Cada uma delas destaca uma manifestação folclórica de Sergipe e as informações estão em plaquinhas bem a frente de cada estátua. Um passeio muito interessante. Saiba amis acessando esse meu outro post :
MUSEU DA GENTE SERGIPANA
Passeio interessante, com entrada gratuita. Parte da visita é guiada, com as explicações sobre as feiras e o vocabulário regional, que achei bem interessante. Depois temos as salas de exposições. O passeio pelos biomas do estado, é muito legal, pois temos a impressão de estarmos navegando num barquinho observando a natureza. Há também espaços sobre as festas populares, a música e costumes do povo sergipano. Se bater uma fome ou vontade de beber algo durante o passeio, há um café no museu. Para ver mais fotos, acesse o link abaixo de meu outro post sobre o Museu:
MERCADOS CENTRAIS
Há três mercados, um ao lado do outro:
Mercado Antonio Franco, com várias lojas de artesanato e souvenir, um bom local para fazer compras. No centro da edificação há um relógio. Se der fome, há restaurantes no local.
Mercado Thales Ferraz, é menor em formato de um quadrado, onde há muitas peças de cerâmica e palha a venda.
Passarela das Flores liga os dois mercados (Antonio Franco e Thales Ferraz) e como o próprio nome diz, é um corredor de venda de flores.
Mercado Maria Virgínia Leite Franco, onde são vendidos frutas, legumes, verduras, carnes, crustáceos, peixes, castanhas, pimentas e outros. Um passeio interessantes para conhecer alimentos regionais.
CENTRO HISTÓRICO
Passei rapidamente por ele, num tour panorâmico, conhecendo a Catedral Metropolitana, a Casa onde Dom Pedro II ficou hospedado na sua visita à cidade, a ponte do Imperador (construída em 1860 para receber o Imperador) e outros prédios históricos.
COLINA SANTO ANTONI0
Um dos pontos mais altos de Aracaju. É um bom lugar para ter uma vista de parte da cidade. Na colina está a igreja de Santo Antônio que é pequena, construída em 1855. Ao lado fica uma sorveteria famosa, que dizem ser imperdível provar o sorvete deles, mas quando fui, estava fechada.
 |
Ponte que liga Aracaju a Barra dos Coqueiros Inaugurada em 2006 - com 1.800m de extensão |
FEIRA DO TURISTA
Na Orla de Atalaia, fica esse espaço, com lojinhas de artesanato, roupas de praia, lembrancinhas, castanhas do Pará e de caju, além de bares. Nos fins de semana, o local fica animado com forró à noite.
 |
Show de forró |
PRAIA DE ATALAIA
Uma praia extensa e urbana, bem próxima a maioria dos hotéis. A faixa de areia é extensa e possui barraquinhas com mesas, cadeiras e guardas-sois.
PRAIA DE ARUANA
Vizinha a praia de Atalaia, nessa praia você encontra restaurantes com boa infra estrutura. O mar é calmo, bom para crianças, com uma grande extensão de areia até chegar ao mar. Fiquei na Barraca Havanna Beach Bar, um espaço grande, com música ao vivo, mas o atendimento dos garçons demorava muito.

 |
Boa música, com Sandra Mell |
PRAIA DE MOSQUEIRO
Não tive tempo suficiente na cidade para conhecê-la, mas essa praia é vizinha a Aruana, no litoral sul, onde são praticados esportes náuticos
Recomendo visitar Aracaju!
 |
Vista aérea |
Deixe seu Comentário
Comentário Facebook