Viagens da Ro

Ciudad Del Mitad del Mundo - Quito


Na minha visita a cidade de Quito, em setembro de 2022, fui conhecer o Monumento Metade do Mundo, também conhecido como "Cidad Del Mitad del Mundo", uma atração muito visitada, próximo ao centro da cidade.


O local é simbólico, pois não está exatamente na latitude 0º0'0", onde passa a linha imaginária do Equador. Cientistas franceses, em 1736, após estudos, determinaram esse lugar como a metade do mundo. Hoje, com instrumentos modernos, foi possível verificar que a metade do mundo está a 200 metros dali.



A linha imaginária do Equador passa por 13 países, mas por que uma expedição de cientistas franceses, em 1736, escolheu esse lugar para seus estudos sobre a metade do mundo? Segundo registros, essa era a única região habitada por pessoas "civilizadas", pois o local pertencia a Espanha. Desta forma, os franceses conseguiram autorização do governo espanhol para os estudos. A expedição foi chamada de "Missão Geodésia da Academia Francesa".

Busto - homenagem aos pesquisadores

Foram 8 anos de estudos/pesquisas e esses cientistas concluíram que a Terra não é totalmente redonda, mas há uma protuberância no Equador e o planeta é achatado nos polos. Assim, o Vulcão Chimborazo (6.310 metros de altitude) desbancou o Everest como o pico mais alto do mundo, porém este último ainda tem o título em termos de elevação acima do nível do mar. Devido a essa saliência, o vulcão está mais próximo ao sol que o Monte Everest.



Fui com o meu receptivo da CVC fazer a visita. O ingresso pode ser comprado diretamente na bilheteria, o meu estava incluso no passeio. Na entrada há uma avenida com os bustos dos pesquisadores franceses.
 


O monumento da Metade do Mundo, que está na latitude 0º0'7.83". É composto por uma esfera de metal, que simboliza a Terra. Possui 30 metros de altura, com a indicação dos pontos cardeais e começou a ser construído em 1979. Do monumento saem as linhas amarelas que representam a linha imaginária do Equador.


Tente colocar o ovo sobre a cabeça de um prego
Eu não consegui rsrsrs

Um pé no hemisfério sul e outro no norte


Esse monumento substituiu o antigo (com 10 metros de altura), que foi removido para Calacalí, a 9km dali (oeste), onde também passa a linha do Equador. 

foto internet

Você pode subir no topo do monumento, onde a vista é bem legal. Dentro do monumento há o museu sobre os povos indígenas, pequeno, mas interessante.



Museu

Aproveite para ver as lojinhas, tomar um sorvete ou almoçar, pois há restaurantes no local. Existe também um planetário, mas não tive tempo para visitar.



a esquerda, o planetário

O monumento sempre está repleto de visitantes procurando o melhor ângulo para suas fotografias, mas do outro lado do monumento é mais vazio, então dá para fazer fotos praticamente sozinho.



Separe uns minutinhos para observar o "Jardin de Quindes", uma exposição de arte a céu aberto com esculturas de beija-flores, ave símbolo do Equador.





Não esqueça de levar o passaporte, para pegar o carimbo da visita à Metade do Mundo. Se esquecer, peça para eles carimbarem em um papel para você colocar no passaporte depois. Mesmo não sendo exatamente a metade do mundo é um passeio imperdível em Quito.


Veja também o meu post sobre o centro histórico de Quito, clicando no link  https://www.viagensdaro.com.br/2022/11/passeando-pelo-centro-historico-de-quito.html

Comentário Google+

Nenhum comentário