Viagens da Ro

Manaus e o Teatro Amazonas

Quando fui a Manaus, em setembro de 2018, eu estava ansiosa para conhecer o famoso Teatro Amazonas. Fiz a visita guiada pelo teatro, que foi muito interessante.



O majestoso  Teatro Amazonas fica no Largo São Sebastião e foi construído para atender a elite do Ciclo da Borracha. Inaugurado em 1896, foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1966.


Muitos materiais foram importados da Europa, como vigas de aço, telhas de vidro, mármore Carrara, lustres, espelhos, vasos, móveis, dentre outros. A cúpula é coberta com 36 mil azulejos decorados, pintados nas cores da bandeira do Brasil. A decoração interior foi trazida da França, no estilo Luis XV.




A sala de espetáculos tem capacidade para 701 pessoas, entre platéia e três andares. Na decoração há esculturas de rostos de personalidades da literatura e música mundial. como Mozart e Shakespeare.

Ao fundo, o Palco

Três andares de camarotes


Teto pintado com um belo lustre




Fiquei encantada com o Salão Nobre do Teatro Amazonas, com seus mármores, lustres de bronze com vidros de murano e seu mosaico de madeira no piso. Somente é permitido andar sobre o tapete, para preservar o piso.





Visitei um camarim reconstruído semelhante aos do passado, com paredes forradas de tecido e decorado com objetos do século 19. Muito interessante!






No teatro há uma sala de exposição do bailarino amazonense Marcelo Mourão Gomes.





Há uma maquete de lego do teatro, com 30 mil peças. A maquete foi construída em 1960, quando a fábrica, na Dinamarca, homenageou prédios históricos do mundo. O teatro recebeu essa maquete em 2001.




Nos andares superiores, estão expostos figurinos de várias peças encenadas naquele palco.



O Teatro Amazonas é o Cartão Postal mais famoso de Manaus e estando nessa cidade, é obrigatória uma visita.

Camarotes



Leia também meus posts sobre outros passeios em Manaus

Comentário Google+

Nenhum comentário