Viagens da Ro

Belém - Praça da Republica e o Theatro da Paz

Fui conhecer Belém em setembro de 2018 e aproveitei um domingo de muito sol para passear na Praça da República, onde está o Theatro da Paz.


Antes do século 18,  a praça era chamada de Largo da Campina, um terreno descampado entre o bairro da Campina e o  caminho que levava à ermida de Nossa Senhora de Nazaré. No século 18 passou a ser conhecida como Largo da Pólvora (por causa do armazém de pólvora)  e na época do Império recebeu o nome de Praça Pedro II. Com a Proclamação da República, passou a ter o nome atual.



Na praça há um belo  Monumento à República. Inaugurado em 15 de novembro de 1897, feito em mármore carrara e com 20  metros de altura, uma estátua de mulher representa o regime democrático.


Pelos jardins da praça e seus coretos,  a população e os turistas aproveitam para curtir momentos de lazer.



Como era uma manhã de domingo, estava acontecendo uma feirinha com barracas de artesanatos, comidas típicas e camelôs. Essa feira me lembrou a  da Praça da República em São Paulo. 








O destaque da praça é o Theatro da Paz, com tendência neoclássica, construído em 1878, no período dos barões da borracha. Recebeu esse nome devido ao término da Guerra do Paraguai. 

Fachada






Antiga bilheteria do Teatro

O teatro foi inspirado no  Scala de Milão, possui peças de decoração europeias, como os lustres franceses, piso de pedras portuguesas e escadarias de mármore italiano. A pintura do teto central possui elementos da mitologia grego-romana. Fiz a visita guiada, que foi muito interessante.


Sala de espetáculo

Lindos detalhes




Teto pintado

Detalhes na escada que seria usada por Dom Pedro II, 
numa visita, mas ele não foi ao teatro



Foi uma manhã muito proveitosa na minha viagem à Belém.

Recomendo esse passeio!



Comentário Google+

Nenhum comentário