Viagens da Ro

Belém e o Museu Emilio Goeldi

Destaquei meio dia da minha estada em Belém, no Pará, para conhecer o Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. Era uma manhã de muito calor e nada como estar a sombra das árvores.



O Museu Goeldi é uma instituição criada em 1871 e possui mais de um campus em Belém. No centro da cidade está o Parque Zoobotânico do Museu,  fundado na gestão do Diretor suíço e naturalista Emílio Goeldi, em 1895.


Esse passeio foi muito agradável, numa área verde de 5.4 hectares, onde se pode ver a flora e fauna amazônica. 


Largura do tronco dessa Samaúma!


Araras

Capivara

Jacaré-açu

Macacos

Lá também está o Aquário Amazônico Jacques Huber, com várias espécies de peixes da Amazônia (pirarucu, tambaqui, tucunaré, piranha,surubim, dentre outros). Esse é o aquário mais antigo do Brasil, fundado em 1911. Devido a corte no orçamento, ele ficou 13 anos fechado, sendo reaberto em 2017.




No Pavilhão de Exposições Domingos Soares Ferreira Penna, mais conhecido por Rocinha, vi a exposição "Os Kaypós e Yairati. Saberes e lutas compartilhadas", que mostra o povo Kayapó e o pesquisador americano do Museu, Darrell Posey, que ficou mais de 30 anos na Amazônia, sendo chamado de Yairati pelos índios. Os índios Kayapós habitam as margens do rio Xingu no Pará e no norte de Mato Grosso. Muito legal! 

Pavilhão de Exposições - Rocinha









Cabe destacar que, em 1902,  Emílio Goeldi intensificou as pesquisas sobre as doenças da febre amarela, malária e filariose. Esse museu passou a ser reconhecido mundialmente pela investigação científica sobre a Amazônia Brasileira nas pesquisas de geografia, geologia, climatologia, agricultura, fauna, flora, arqueologia e etnologia. Até hoje essa  instituição é uma referência internacional e que merece meu respeito.

Detalhe  do Castelinho

Vitória Régia



O Parque Zoobotânico fica na Avenida Magalhães Barata, 376, São Brás, Belém. Não abre às segundas-feiras e é cobrada uma taxa de entrada.

O Museu Emílio Goeldi é um passeio que recomendo!




Comentário Google+

Nenhum comentário