Viagens da Ro

Tiradentes - Minas Gerais

Estive na pequena cidade de Tiradentes em março de 2018. Uma cidade linda e tranquila, com suas construcões coloniais. 



Tiradentes está os pés da Serra de São José, ficando a 190 km de Belo Horizonte e 160 km de Ouro Preto, aproximadamente. No centro histórico, o calçamento é de pedra, então vá com calçados confortáveis, pois essa cidade é para se andar a pé observando suas construções.




Calçamento de pedras, também conhecido por
solteironas

Porém, para quem não puder ou quiser andar,  pode fazer o passeio numa das coloridas charretes, que ficam no Largo das Forras ou em frente a Igreja Matriz de Santo Antonio.





Minha primeira parada foi na Igreja Matriz de Santo Antonio, uma obra-prima do barroco mineiro, com obras do mestre Aleijadinho e um interior rico em detalhes feitos em ouro (2ª  igreja do Brasil em ouro). O início de sua  construção data do século 18, mas as alterações da fachada são do século 19. Como a igreja fica no alto de uma colina, dá para ver boa parte da cidade. Nessa igreja está um belo órgão de tubos do  século 18 e às 6ª feiras a concerto. As fotos internas são proibidas.



Detalhes em pedra-sabão feitos
pelo mestre Aleijadinho

Foto da internet para vocês verem que lindo é o altar
Dá para casar nessa bela igreja


Cemitério da igreja

Da igreja Matriz,  desci a pé a Rua Padre Toledo admirando as construções históricas, com os crucifixos presos na fachada, passando pelo solar onde viveu o inconfidente Padre Toledo, pela Capela de São João Evangelista (1760), pela estátua de Tiradentes no Largo do Sol. Essa cidade já serviu de cenário para novelas e filmes.
Reza a lenda, que em maio, Nossa Senhora abençoa
as casas com crucifixo na porta


Monumento em homenagem a Tiradentes


Descendo da Largo do Sol, chega à Rua Direita, com suas casas, pousadas e comércios. Entrando no Beco do Moura sai na Rua Ministro Gabriel Passos, com muitas lojas e restaurantes.


Rua Direita

Capela Rua Direita, aberta por ser Semana Santa

Beco do Moura




Estando na Rua Ministro Gabriel Passos, fui ao Largo das Forras, uma tradicional praça da cidade, com seus casarões do século 18, bares e restaurantes. Na praça está a Capela Bom Jesus da Pobreza, do século 18.





Tiradentes também possui lojas com artigos feitos em estanho e com artesanatos bem interessantes.

Loja com artigos em estanho



A  Flor de Lotus é uma lojinha na Rua Min. Gabriel Passos,  com doces, cachaças e queijos.






Nessa rua comprei os deliciosos queijos da canastra, na loja O  Rocambole & Cia. onde você também pode saborear um delicioso rocambole acompanhado de um café.




Descobri um café super charmoso, a Casa do Sino. A decoração é uma gracinha. 








Em frente a esse café,  tem uma feirinha de artesanato, com artigos lindos.



O comércio de Tiradentes é bem interessante, com muitas lojas de móveis rústicos e belos objetos de decoração.




É possível fazer um passeio no trem Maria-Fumaça que liga Tiradentes a São João del Rei. Essa estrada de ferro é de 1881 e o percurso segue as margens do rio das Mortes. Fiz esse passeio a uns 15 anos atrás.


Rio das Mortes
Cenário da Guerra dos Embobas


Se tiver oportunidade, vá à vizinha São João del Rei conhecer a bela igreja de São Francisco de Assis, que possui um cemitério onde está enterrado Tancredo Neves.







Casa na Praça da igreja

O circuito histórico de Minas Gerais tem muitas obras de arte para mostrar ao visitante. É um ótimo passeio!


Comentário Google+

Nenhum comentário