Viagens da Ro

Congonhas e seus Profetas de pedra sabão

No feriado da Semana Santa de 2018, estive na cidade de Congonhas, estado de Minas Gerais, visitando a belíssima obra do mestre Aleijadinho.




A cidade de Congonhas fica a 70 km de Belo Horizonte e faz parte do circuito das Cidades Históricas Mineiras e do Ciclo do Ouro, fazendo parte do caminho velho da Estrada Real.




Em 1757, começaram as obras do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, um tesouro da arte barroca, que nasceu da promessa de um português, Feliciano Mendes. Atualmente o Santuário está passando por um restauro (felizmente)|.



Área em restauro

Altar

Decoração da igreja é em estilo rococó



No adro desse Santuário estão expostos os Profetas,  um dos mais famosos trabalhos do artista barroco Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. São 12 esculturas em pedra-sabão feitas entre 1796 e 1805, pelo mestre Aleijadinho e seus discípulos.








O Jardim  dos Passos da Paixão de Cristo também compõe esse complexo, onde estão as 6 capelas representando a via-sacra. Dentro delas estão esculturas em tamanho natural, 64 esculturas ao todo, feitas em madeira pelo mestre Aleijadinho e pintadas pelo mestre Manoel Costa Ataíde.




Interior da Capela






Em 1985, o complexo foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Atualmente a área conta com uma equipe de segurança para preservar esse patrimônio, visto que no passado visitantes escreviam nas estátuas e praticavam outros atos de vandalismos (absurdo !).


Visitei o Salão dos ex-votos, ao lado da igreja, com fotos, roupas, peças em forma de partes do corpo humano, colocados ali em agradecimento a graças alcançadas.




Como não poderia faltar, ao lado do Jardim dos Passos há lojinhas com vários produtos.




Uma dica - vá com sapato confortável, pois o calçamento é de pedra e o terreno no Jardim dos Passos é em aclive.

Ao fundo, preparativos para a encenação da Paixão de Cristo

Como estava de excursão,  fiz somente esse passeio em Congonhas, que adorei!



Comentário Google+

Nenhum comentário