Viagens da Ro

Santuário Santa Paulina - Nova Trento

No Vale Europeu Catarinense está a cidade de Nova Trento.  Lá visitei, em 2017, o Santuário de Santa Paulina, um local de fé e turismo religioso.


Em 1875 os tiroleses (de língua italiana) chegaram em  Santa Catarina (Brasil) e batizam a nova colônia com o nome de Nova Trento. Depois, muitos italianos  da Lombardia e de Vêneto também se estabeleceram nessa cidade.




A imigrante  trentina-italiana Amábile Lúcia Visintainer chegou a Nova Trento em 1875 e ao entrar na vida religiosa adotou o nome de Madre Paulina. Em 1903 mudou para São Paulo, onde fundou várias casa assistenciais para cuidar de pobres e enfermos, vindo a falecer com 77 anos. Paulina foi canonizada em 2002, a primeira Santa do Brasil e passou a ser chamada de Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.


Quando Madre Paulina foi beatificada em 1991, vários peregrinos começaram a visitar o bairro de Vigolo, em Nova TrentoEm 2003, as Irmãzinhas da Congregação Irmãzinhas da Imaculada Conceição, fundada por Madre Paulina, começaram a construir o Santuário, que foi inaugurado em 22 de janeiro de 2006.

Minha mãe
O Santuário lembra duas mãos em prece, é lindo! Não se preocupe se você não puder subir as escadas, com 113 degraus, pois na lateral tem uma rampa de acesso. Como sou sedentária, subi de rampa.




A área interna do Santuário, com capacidade de 3 mil pessoas sentadas,  foi construída em declive, a fim de facilitar a visão do altar, onde está uma cruz de 4 metros de altura. 





O Complexo oferece aos peregrinos: restaurante, lojas diversas, inclusive de artigos religiosos e uma bela área verde. Também há diversas barraquinhas ao longo da via. Comprei fitinhas para deixar o meu pedido.

     

  

Quando cheguei ao Complexo, foi fácil estacionar o carro, pois a área de estacionamento possui 14 mil m². O caminho também foi tranquilo, com muitas placas indicativas.



Visitei o Casebre, local que deu início as obras da Santa Paulina e onde ela cuidou de uma senhora em fase terminal.




Subi a Colina Madre Paulina, que possui uma imagem da Santa  e um mirante com vista para o Santuário. A subida é íngreme, mas vale a vista. 






No complexo está a Igreja Nossa Senhora de Lourdes, igreja original do bairro, que recebia os peregrinos antes da construção da nova igreja.



O Complexo do Santuário tem muitos lugares a serem visitados.


Local para acender velas
Um lugar de fé,  que recomendo visitar !





Comentário Google+

Nenhum comentário