Viagens da Ro

Brusque - Santa Catarina

Visitei Brusque, que fica no estado de Santa Catarina, em setembro de 2017, juntamente com minha mãe. Essa cidade fica a 40 km do Balneário Camburiu e a 102 de Florianópolis.




O nobre austríaco Barão von Schneeburg chega a região, em 1860, com mais 54 imigrantes alemães. Esse povoado foi batizado de Colônia Itajahy. Mais imigrantes alemães foram chegando e em 1890, a cidade foi batizada de Brusque, em homenagem ao Presidente da Província de Santa Catarina. Imigrantes poloneses e italianos também chegaram nessa cidade, mas em menor número.

Local da Festa Femarreco

Destino de compras de vestuário e tecidos, lá fui eu as compras na FIP, que fica na Rodovia Antonio Heil. Os preços das roupas realmente são bons e o espaço é enorme. Para compras no atacado, existem outros shoppings exclusivos na cidade.




Depois de ver a FIP, atravessei a rua e fui ao Stop Shop, que também possui muitas lojas de confecção a bons preços. 




Comprei roupas e sapatos também  na Havan, uma ótima loja de departamentos da cidade. Vale a pena conferir.



Em Brusque, visitei o Observatório Astronômico, fundado em 1979. Ele fica na área de um Convento. Adorei essa visita! Fui recebida pelo Professor Silvino de Souza, responsável pelo observatório e que entende muito da área. No dia de minha visita, ele estava recebendo alunos de uma escola da região, para ministrar uma palestra. O local é aberto à visitação pública no segundo e terceiro sábado do mês, sendo que à noite acontece a observação do espaço, desde que as condições sejam favoráveis. Não tive sorte, quando estive lá o céu estava encoberto.




O Parque das Esculturas também é um lugar que deve se visitado, pois possui o maior acervo de esculturas em mármore da América Latina, com obras de Niemeyer, Tomie Ohtake, Francisco Brennand, dentre outros. Uma dica, lá tem muito mosquito borrachudo, então passe repelente.







No centro da cidade está a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, feita com blocos de granito da região. 





No alto de uma colina, está a Igreja Luterana, a primeira igreja da cidade, fundada em 1896. Seu estilo arquitetônico é o gótico e possui um órgão alemão com 1,2 mil flautas, uma raridade no Brasil.



A 3 km. do centro, está o Santuário de Nossa Senhora de Azambuja,  Farei uma publicação somente sobre esse Santuário.



O prato típico da cidade é o marreco recheado companhado de repolho roxo, que até ganhou uma feira própria, a FEMARRECO, que acontece em outubro.  Fui comer o meu marreco no restaurante Villa Zitri, com bom cardápio e ótimo atendimento, pois o próprio proprietário também dá uma atenção especial aos clientes.


Pavilhão do evento Femarreco


Restaurante que gostei muito

Marreco

Foto com o Proprietário do Villa Zitri

A cuca, um doce de origem alemã, também é muito popular na cidade, tanto que ganhou o Festival da Cuca, que acontece em junho. Esse doce é uma delícia!




Outro evento importante na cidade é a Festa Nacional do Jeep (FENAJEEP), que acontece no feriado de Corpus Christi, com provas de pista e trilha.



A cidade também possui sua cerveja artesanal, a Zehn Bier, responsável por incluir Brusque na rota Cervejeira da região do Vale Europeu.

Está ótima, estão servidos !

Gostei muito de conhecer Brusque, pois além de todas as atrações, tive a felicidade de conhecer pessoalmente uma pessoa maravilhosa, que é minha amiga de facebook.



Brusque é uma cidade que recomendo visitar !







Comentário Google+

Nenhum comentário