Viagens da Ro

Palácio de Versalhes- França

O lindo Palácio de Versalhes fica a 29 km de Paris. Minha visita foi nas férias de 2010, no dia da comemoração da Queda da Bastilha.




Construído no século 17, por Luís XIII, para ser um pavilhão de caça,  foi ampliado e reformado pelo rei Luis XIV, passando a ser a luxuosa residência real em 1682, sendo sede do poder político até 1789.




Eu estava de excursão e fui de ônibus saindo de Paris, mas para chegar a Versalhes tem a opção do trem / RER e alguns minutos de caminhada, uma vez que a estacão não é próxima ao palácio.


Ele possui 700 quartos, 67 escadas e um parque com 700 hectares. Foi projetado pelo francês Louis Le Vau e finalizado por Jules Hardouin-Mansart , sendo um dos mais luxuosos da Europa. Todo luxo desse palácio, no século 18, era mantido pelos impostos da população. O rei Luis XVI se desinteressou em governar e Maria Antonieta, a rainha. somente se preocupava com festas caríssimas, levando o país ao máximo da irresponsabilidade administrativa.


Detalhe da fachada


Com a Revolução Francesa (1789), que pôs fim a monarquia absolutista, o palácio sofreu muitos saques e muitos objetos foram vendidos.




Os detalhes decorativos da fachada e da área interna me deslumbraram.


Teto pintado

Detalhe no canto da parede


Capela vista do Segundo Piso

Em 1837, o Palácio de Versalhes passou a ser museu. Sua dimensão e luxo impressionam o visitante, porém nem todas as alas estão abertas ao público.

Capela

Aposento do Rei

Aposento da Rainha



Réplica -A Coroação de Napoleão - de Jacques-Louis David

O palácio foi declarado Patrimônio da Humanidade e seu Salão de Espelhos, com 73 metros de comprimento,  é simplesmente maravilhoso. Os 357 espelhos vieram de Veneza, caríssimos na época, instalados em frentes as janelas para refletir  a vista dos jardins. Também chamada de Galeria dos Espelhos, esse local foi restaurado e entregue em 2007, após três anos de trabalho. Nesse Salão foi assinado o Tratado de Versalhes, que pôs fim a Primeira Guerra Mundial (1919).

Este salão é maravilhoso !

Fico imaginando os bailes reais





Como eu estava em uma excursão, não tive tempo suficiente para conhecer os jardins, projetados por André Lè Notre, apenas os admirei do terraço e das janelas. Muitos jardins  ao redor do mundo são inspirados nesses, como , por exemplo, os jardins do Museu do Ipiranga em São Paulo.





O filme " Maria Antonieta " de Sofia Copolla, teve muitas cenas rodadas no imponente Palácio de Versalhes.


Esse símbolo de ostentação da corte francesa é um dos pontos turísticos mais visitados na França.


O Palácio de Versalhes é um passeio imperdível!




Comentário Google+

Nenhum comentário