Viagens da Ro

Embu das Artes

A cidade de Embu das Artes fica a uns 30 minutos de São Paulo, perfeita para um passeio bate-volta. Porém se preferir pernoitar, a cidade conta com alguns hotéis, além de pousadas no Centro Histórico.




Sai de São Paulo e optei por ir pelo Rodoanel, um trajeto com menos trânsito para a Rodovia Regis Bittencourt. Embu das Artes preserva muitas construções da época da taipa e do Brasil Colônia. Esse município pertenceu a Itapecerica da Serra e se emancipou em fevereiro de 1959. 


Centro Histórico

A cidade é muito conhecida por sua Feira de Artes e Artesanato, que acontece na praça do Centro Histórico, desde a década de 60. Essa feira, conhecida como Passeio das Artes, foi criada por artistas que moravam no município. Com certeza você vai se encantar com os produtos das barracas.




Visite a Viela das Lavadeiras, uma gracinha!  Ela fica entre as ruas Boa Vista e Sequeira de Campos.






Nas ruelas do Centro Histórico, também tem lojas muito bacanas com móveis, objetos de decoração, pedras, artigos em couro, antiquários, dentre outros produtos. Tem uma lojinha perto do Largo dos Jesuítas, com produtos feitos com jabuticaba, como licores, geléia e a Jurupinga dessa fruta.





Coreto na Praça do Centro Histórico

No Largo dos Jesuítas está a Igreja Nossa Sra. do Rosário (1690) e o Mosteiro dos Jesuítas, onde hoje funciona o Museu de Arte Sacra. É cobrada uma taxa para entrar. O Museu é pequeno com peças em madeira e barro. O altar da igreja é muito bonito, com detalhes dourados. Não são permitidas fotos. Esse conjunto arquitetônico é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, sendo uma das mais preservadas construções dos jesuítas em São Paulo.

Igreja e Mosteiro Jesuíta

No Centro Histórico de Embu você vai encontrar várias opções de restaurantes e cafés.  Eu tomei um lanche na Bolaria, na praça do Centro Histórico, onde o café é moído na hora, tudo muito gostoso! Também tem as barraquinhas / quiosques com lanches e quitutes na praça de alimentação.




Para quem gosta de móveis rústicos, na entrada de cidade tem algumas lojas. Para combinar, esculturas em madeira.



Um pouco distante do Centro Histórico está o apiário - Cidade das Abelhas. O estacionamento estava lotado, mas não achei muita graça nesse passeio. Precisa comprar ingresso (achei caro, pelo custo x benefício) À tarde tem um horário de palestra, no pequeno museu sobre as abelhas. O local tem um bom playground com brinquedos feitos em madeira para as crianças. Como fui no final da manhã, não assisti a palestra.

Área das colméias






Nos finais de semana e principalmente aos domingos, a cidade de Embu das Artes fica lotada, porque é um ótimo lugar para passear. Vá conhecer essa estância turística !





Comentário Google+

Nenhum comentário