Campos do Jordão - a Suiça Brasileira - São Paulo - Brasil
A cidade de Campos do Jordão fica na Serra da Mantiqueira, no Estado de São Paulo, distante 170 km. da capital São Paulo. É o município mais alto do Brasil, 1.628 metros do nível do mar. Estive na cidade em agosto de 2015. Foi um passeio de um dia, então não tive tempo para ver tudo o que a cidade oferece.
A família de Inácio Caetano Vieira de Carvalho vendeu seus campos a Manuel Rodrigues do Jordão, daí o nome da cidade, pois as pessoas diziam os campos do Jordão Essas terras foram loteadas e vendidas na segunda metade do século XIX, sendo que o local ficou famoso para o tratamento de doenças do pulmão, devido o seu clima.
Ao chegar na cidade você passa pelo Portal, em estilo alpino. Ali tem um posto de informações turísticas, caso você precise.
Para chegar ao centrinho, vila de Capivari, você vai passar pelos bairros de Jaguaribe e Abeméssia. Toda badalação da cidade acontece em Capivari, com sua arquitetura no estilo Alpes Suíços.
No centrinho de Capivari estão: a Praça Benedito Calixto (onde está a Concha), a Igreja São Benedito, o Boulevard Geneve, Shopping Aspen, a Cervejaria Baden Baden, além de cafés, restaurantes e docerias. Eu queria tomar uma cerveja no Baden Baden, mas nessa época do ano as mesas são muito disputadas e a fila de espera muito grande. Então comprei e tomei em casa.
![]() |
Igreja São Benedito |
![]() |
Concha (palco para show - Festival de Inverno) |
![]() |
Cervejaria Baden Baden - fundada em 1999 |
Em Capivari também está a estação ferroviária, onde você pode fazer um passeio no trem turístico. Próximo a estação tem um lago com pedalinhos e lojinhas.
Ali pertinho dá para pegar o teleférico e subir no Morro do Elefante, para ter uma bela visão da cidade.
Quanto as compras, nada como chocolates artesanais, malhas, artigos em couro e a cerveja local "Baden Baden". Eu trouxe chocolates e cervejas para casa.
A cidade conta com inúmeras opções para hospedagem, das pousadas mais simples a hotéis de luxo. Os preços são altos no período do inverno, quando a cidade recebe muitos turistas, devido o Festival Internacional de Inverno (música erudita) e quando a temperatura chega abaixo de zero graus. A cidade também tem muitas opções gastronômicas. Eu almocei no Restaurante Krokodillo, com uma comida deliciosa e farta.
Além do centrinho, visitei o Pico Itapeva, que fica a 15 km de Capivari, já pertencendo a cidade de Pindamonhangaba. Fica numa altitude de 2.030 m. de onde, nos dias claros e de céu limpo, dá para ver 15 municípios do vale. Eu vi nuvens e acredito ser muito difícil ter um dia sem elas.
![]() |
Lago |
Visitei ainda a Ducha de Prata, com várias quedas de água artificiais, que podem ser vistas por passarelas de madeira. Para mim, um passeio dispensável.
Fazendo o passeio de trenzinho, dá para conhecer fabrica de chocolate e a arquitetura da cidade.
Foi um dia muito agradável, por isso recomendo uma visita a Campos do Jordão. Deixo para finalizar as fotos das lindas flores que vi na cidade e do por-do-sol.
Deixe seu Comentário
Comentário Facebook