Templo Zu Lai - Cotia - bate/volta - São Paulo
A 40 minutos da capital de São Paulo, na cidade de Cotia, está o Templo Budista Zu Lai , o maior na América Latina, com 10 mil metros quadrados de construção.
O Templo, que está ligado ao Monastério Fo Gang Shai, fica na Estrada Fernando Nobre, 1461 (km 28,5 da Rodovia Raposo Tavares) e foi inaugurado em 05 de outubro de 2003. Está aberto a visitação de 3a a 6a. feiras das 12 às 17 horas e aos sábados, domingos e feriados das 9:30 às 17 horas. Não abre de 2a. feira, mesmo sendo feriado. As cerimônias dominicais acontecem às 10 horas no domingo.
A missão do Templo é divulgar seus 4 pilares : cultura, educação, ações sociais e práticas religiosas.
![]() |
Mestre |
Ao chegar, você vê a estátua de um Buda sorridente, que te acolhe com simpatia e uma fileira de imagens de Buda.
O templo foi construído nos moldes da Dinastia Tang, sendo que uma equipe de arquitetos brasileiros foi enviada à China, para conhecer a arquitetura chinesa. As telhas e parapeitos do Templo foram importados daquele país.
Uma escadaria te leva ao Portal de estilo oriental e passando por ele, você está num grande pátio. Imediatamente lembrei dos filmes chineses. A construção tem o formato de U, com dois andares. Muito bonito!
Na frente da Sala de Cerimônias fica o incensário, onde você pode depositar um incenso em oferenda a Buda, seguindo o ritual, com a orientação de simpáticos voluntários, de como segurar o incenso e meditar para fazer a oferenda.
Uma voluntária também orienta os visitantes de como se comportar na Sala de Cerimônias, onde vi duas paredes com mini Budas. Na entrada estão uns papeizinhos enrolados, com uma palavra de sabedoria, que você pode pegar, como também fazer um cartão de intenções e amarrar no galho de bambu.
Conheci também o pequeno Museu, a Sala de Meditação (onde está uma imagem do Buda feita em jade) e a livraria.
O espaço ainda tem um restaurante (buffet vegetariano), cafeteria (pães artesanais chineses) e lojinha. Leve dinheiro, pois lá não tem maquina de cartão.
O espaço ainda tem um restaurante (buffet vegetariano), cafeteria (pães artesanais chineses) e lojinha. Leve dinheiro, pois lá não tem maquina de cartão.
Para quem adora fotografar, vai ficar um pouco frustrado, pois somente são permitidas fotos externas. O Templo é um local sagrado, existem regras de comportamento como: não fazer barulho, não usar trajes inadequados - viste o site oficial do Templo antes de ir (http://www.templozulai.org.br) .
No jardim de entrada e ao lado da escadaria do Portal, estão as estátuas dos 18 Arhats - monges iluminados, que foram incumbidos de cuidar dos ensinamentos de Buda. Eles estão ali para repelir o mal e vigiar o lugar. No site do Templo tem a explicação de cada um deles.
Os jardins do Templo são lindos e bem cuidados. Fico imaginando na primavera com muitas flores (agora é inverno).Vi muitas borboletas e existem várias esculturas espalhadas. No lago tem uma ponte em estilo japonês.
Próximo a entrada existe uma fonte onde muitas pessoas fazem pedidos e jogam moedinhas. Eu joguei a minha!
Deixe seu Comentário
Comentário Facebook