Viagens da Ro

Vaticano - Itália

O Vaticano é a sede da Igreja Católica Apostólica Romana. É uma cidade-estado soberana, que está dentro de Roma. Na minha estada na Itália, em 2007, estive lá por duas vezes, mas infelizmente nenhuma delas num domingo, para ver o Papa em sua janela para a benção.



Participei de uma Audiência Papal, na Basílica São Pedro, que estava lotada de turistas e fiéis e não tive a oportunidade de ver o Papa Bento 16, só de ouvi-lo. Se você solicitar convite antecipadamente para essa audiência, poderá ficar na parte reservada, o que não foi meu caso. Uma dica, cuidado com seus pertences nesse momento, pois na aglomeração tem muitos batedores de carteira. Para entrar na Basílica você passará por uma revista.



A Praça de São Pedro é monumental e foi desenhada por Bernini no século 17.  No centro está um Obelisco egípcio.




Para visitar a Basílica de São Pedro, inaugurada em 1626, tenha cuidado com sua vestimenta, pois é um local sagrado, sendo proibido entrar com shorts, saias curtas, ombros expostos ou seja roupas não respeitosas. Eu carreguei na bolsa uma dessas saias que não amassam e coloquei sobre o shorts,  Os homens também não podem entrar de bermuda. 



Fiquei hiper emocionada ao ver a Pietá, de Michelangelo. Sabe aquela sensação de ver algo que já viu inúmeras fotos em livros! Nesse local  as pessoas se aglomeram, então cuidado com sua carteira.



O interior da Basílica São Pedro é belíssimo, com muitas obras de arte. Para aproveitar bem a visita, optei por ir cedo, assim não peguei muita fila e pude fazer minhas orações com maior tranquilidade.








Detalhe da coluna






Conheci a cripta do Vaticano e rezei no túmulo do Papa João Paulo II. Na cripta também estão sepultados São Pedro, Papa João Paulo I, Papa Júlio II dentre outros Papas e pessoas importantes ligadas a Igreja Católica. São proibidas as fotos e filmagens. Abaixo foto do site oficial.

                                      

No altar da Basílica está o Baldacchino de Bernini, inaugurado em 1634. Maravilhoso!


Baldacchino
Os Museus do Vaticano é um conjunto de pequenos museus, que começou no século 16, quando o Papa Júlio II começou a colecionar esculturas. Prepare-se para ficar horas na fila para entrar e eu fiquei num sol de 37 graus, mas valeu qualquer sacrifício. O ponto alto da minha visita aos Museus do Vaticano foi a Capela Sistina, com seu belíssimo teto pintado por Michelangelo. Inaugurada em 1483, também possui afrescos de Rafael, Bernini e Botticelli. Nesse local pede-se silêncio e não pode fotografar.


Museu do Vaticano (a Pinha)

Resultado de imagem para museu vaticano
Teto Capela Sistina ( site oficial)
A Guarda Suíça é responsável por proteger o Papa, desde 1506. Seu lema é "Com coragem e fidelidade" e a sua língua oficial é o alemão. O design do traje da Guarda é atribuído a Michelangelo. Você vê vários guardas durante a visita.



Não deixe de visitar algumas das muitas lojinha de lembrancinhas. Comprei um terço belíssimo numa delas.



Independente de sua religião, a visita ao Vaticano é muito interessante, pois lá estão muitas obras de arte e anos de história da humanidade.





Comentário Google+

Nenhum comentário