Roma - a cidade eterna - Itália
Estive em Roma com meu filho no verão europeu de 2007. Uma cidade magnífica, onde a história está no ar.
Capital da Itália, Roma, é um museu a céu aberto. Dá para conhecer muito pontos turísticos a pé, pois são bem próximos. Quando fui, a temperatura média era de 40 graus, o mês era julho.
Como meu sonho de adolescência era ser arqueóloga (mas não sou), conhecer essa cidade foi muito importante, emocionante e marcante na minha vida.
Como meu sonho de adolescência era ser arqueóloga (mas não sou), conhecer essa cidade foi muito importante, emocionante e marcante na minha vida.
Coliseu |
O Coliseu é uma visita imperdível. Fiz um post somente dessa visita, não deixe de ver.
http://www.viagensdaro.com.br/2014/09/roma-coliseu-um-dos-simbolos-da-cidade.html
http://www.viagensdaro.com.br/2014/09/roma-coliseu-um-dos-simbolos-da-cidade.html
O Panteão, na Piazza della Rotonda, uma construção da época greco-romana, construído como templo dedicado aos deuses, tornando-se um templo cristão no século 7. Na sua cúpula tem um orifício que deixa passar a luz natural.
![]() |
Piazza della Rotonda |
Panteão |
Interior do Panteão |
Não deixe de jogar uma moedinha na magnífica Fontana di Trevi e se divertir vendo as pessoas que tentam roubar as moedas ali jogadas, arriscando a vigilância do policiais sempre atentos. Era engraçado, quando um policial flagrava o roubo, ele começava a apitar. Essa é a maior fonte barroca de Roma, com a estátua do deus Netuno sobre um carro em formato de concha puxado por cavalos marinhos.
Outro lugar interessante é a Piazza Navona, onde está a Embaixada do Brasil em Roma e a famosa Fontana del Quattro Fiumi (1651). Na ocasião da minha visita, a fonte estava sendo restaurada, mas na praça estão outras duas belas fontes.
Prédio da Embaixada do Brasil |
Piazza Navona, com seus bares e restaurantes |
Indico conhecer a Piazza di Spagna, onde está a Fontana della Barcaccia e a escadaria até a Igreja Trinitá dei Monti. Você não vai resistir a tentação de sentar na escada, como tantas outras pessoas. A monumental escadaria (135 degraus) foi inaugurada pelo Papa Bento 13, por ocasião do Jubileu de 1725.
Ao fundo a Fontana della Barcaccia |
Na Piazza Venezia está o grandioso Monumento Vittorio Emanuele, primeiro rei da Itália unificada, inaugurado em 1925. Lá também está o túmulo do soldado desconhecido.
Para quem gosta de história, é um sonho caminhar pelo Fórum Romano (vizinho ao Coliseu). Lá foi um antigo centro comercial, político e jurídico da Roma Antiga.
Do outro lado da rua está o Fórum de Augusto, construído por César Augusto.
Da Roma religiosa, sugiro conhecer a Igreja Santo Inácio de Loyola, do século XII, com sua linda pintura no teto, obra de Andrea Pozzo.
Bem próxima, está a Basílica de Santa Maria Minerva, que foi construída sobre o Templo dessa Deusa, Essa igreja está a um quarterão do Pantheon e na sua frente está o "Obelisco do Elefante", obra de Bernini.
Na Piazza del Popolo, você verá duas igrejas iguais e um belo Obelisco egípcio.
Na Piazza del Popolo, você verá duas igrejas iguais e um belo Obelisco egípcio.
Um parque interessante para visitar é o Villa Borghese. Foi aberto ao público em, 1903, com seus 80 hectares, numa área central, com muita vegetação, fontes e estátuas.
O Castelo Sant'Angelo, localizado a margem do Rio Tibre, construído pelo Imperador Adriano, está bem próximo ao Vaticano, e vale a pena uma foto. Na Idade Média foi fortaleza Papal e hoje é um museu.
Caminhe atentamente em Roma, pois você pode ver um pedaço de muralha antiga vizinho a um predinho, olhar para dentro da recepção de um prédio e se surpreender com uma escavação arqueológica, encontrar o pé de uma estátua de mármore numa calçada, enfim, isso é Roma.
Em Roma você sempre tem a disposição uma fonte de água potável para encher sua garrafinha. Ainda bem ! No verão é muito quente.
Como joguei uma moedinha na Fontana di Trevi,
reza a lenda, que se você jogar uma moeda voltará a Roma. Tomara !!!!!
Deixe seu Comentário
Comentário Facebook