João Pessoa - Fortaleza de Santa Catarina - Paraiba - Brasil
A Fortaleza de Santa Catarina, como é conhecida popularmente, está localizada onde hoje é o município de Cabedelo e segundo o historiador Humberto Nóbrega "é o maior e mais respeitável monumento histórico da Paraíba".
Os portugueses chegaram naquela região em agosto de 1585, sendo a fortaleza construída em 1589, para defender a povoação de ataques inimigos. Inicialmente foi uma construção de taipa, tendo sido atacada várias vezes por indígenas e invasores franceses e holandeses, na época do Brasil Colônia. Seu nome oficial é Forte de Santa Catarina do Cabedelo.
Na entrada da Fortaleza existe um corredor com aberturas desparelhadas, por onde os portugueses atiravam nos invasores. Por não estarem de frente uma das outras, não se corria o risco do atirador atingir seu companheiro a frente.
![]() |
Abertura por onde saiam os tiros |
Nesse corredor também existe uma abertura no teto, por onde caia uma lâmina ou por onde era derramado o óleo fervendo, a fim de conter a invasão.
As visitas são monitoradas e os guias são muito simpáticos e divertidos. Você conhecerá a casa do Capitão, a Capela e os canhões do século 16 apontados para o mar, além de apreciar a vista dos mirantes.
![]() |
Armazém de pólvora |
Existe uma lenda que uma jovem foi morta na fortaleza e ela assombra o local até hoje. Conhecida como "a mulher de branco", seu retrato está colocado na escada que leva ao primeiro andar da casa do Capitão Mor. Eu não tirei foto do quadro, para não trazer a assombração junto comigo para São Paulo rsrsrsrs.
Na Fortaleza também tem um espaço com banners, reportagens e objetos contando sobre a caça as baleias, no litoral da Paraíba. Felizmente hoje é proibido, mas me deu muita tristeza ver aquele arpão.
Deixe seu Comentário
Comentário Facebook