Viagens da Ro

Paris - vista do Rio Sena - França

A cidade de Paris, além de uma cidade romântica, é uma das mais lindas capitais européias. Em julho de 2010 fiquei 5 dias na capital francesa com meu grande companheiro de viagem, meu filho.


Saímos do hotel logo após o café da manhã e pegamos o metrô com destino a majestosa Torre Eiffel.  Lá do alto da Torre  vi os barcos no rio Sena e decidi o próximo passeio do dia. Você terá mais de uma  opção de  empresa e  tipo de  passeio  pelo  rio, ele  pode  ser diurno ou noturno,  alguns  até com  refeição  inclusa (almoço ou jantar).



Rio Sena, visto da Torre Eiffel
O rio possui muitas pontes, que foram construídas no decorrer da história de Paris, para facilitar a comunicação entre os dois lados do rio. Ao todo são 37, espalhadas pelo seu leito na cidade.
Bateau mouche

O bateau mouche* começou a navegar e surgiu aos nossos olhos uma visão diferente de Paris. Destaco as pontes que mais gostei e que fizeram parte do roteiro desse passeio.
 *(barco-mosca usado para visitas turísticas normalmente  em rios)

Pont Alexander III

Na minha opinião, é a mais bonita. Inaugurada na Exposição Mundial de 1900 possui um único arco de aço de 6 metros de altura, considerada uma maravilha da engenharia do século 19. É decorada por esculturas de querubins, ninfas e cavalos alados dourados, em ambos os lados,  com luminárias em ferro e cristal. O início da sua construção foi em 1896. Muito exuberante, essa ponte  é uma homenagem ao czar russo Alexander III, devido a aliança franco-russa de 1892.










Pont des Arts

Essa ponte é próxima ao Museu do Louvre. Toda em ferro, foi construída em 1804 e reconstruída em 1985, para uso só de pedestres.  É a ponte dos cadeados, uma tradição em que os enamorados trancam cadeados com seus  nomes e jogam a chave no Sena, simbolizando o compromisso eterno. Muito romântico ...


Pont Neuf

Neuf significa “novo”, mas essa é a mais antiga das pontes do rio Sena.  Esse nome foi dado para diferenciá-la das pontes medievais, com casas em ambos os lados. Sua construção, seguindo o modelo romano de arcos,  começou em 1578, sendo a pedra fundamental lançada por Henrique III, mas foi inaugurada por Henrique IV, em 1607.




Pont D´Iéna  

Essa ponte liga a Torre Eiffel ao Trocadero. A princípio ela seria chamada de  "Ponte do Campo de Março" ou "Ponte da Escola Militar", porém ficou com esse nome para homenagear à vitória da batalha de Iéna, por decisão de Napoleão.





Durante o trajeto, passamos por lugares famosos de Paris :




Gargulas de Notre-Dame



Conciergerie
 (onde Maria Antonieta ficou presa antes de ser decapitada)
Museu D'Orsay



Assembléia Nacional



Recomendo que, se você for a Paris, não deixe de fazer o passeio pelo rio Sena no bateau mouche, vale a pena !
             

   



Comentário Google+

Nenhum comentário