POTSDAM - ALEMANHA
Bem próximo a cidade de Berlim está Potsdam, um local muito conhecido pelos turistas pelos seus palácios, construídos pela realeza da Prússia.
A cidade começou com um povoado, que foi fundado no século 7, com o nome de Poztupimi e posteriormente foi escolhido como residência da familia real prussiana. Durante a 2ª Guerra Mundial, em abril de 1945, o centro da cidade foi bombardeado pelos aviões aliados, causando destruição.
Chegando na cidade, fui dar uma caminhada pelo seu centrinho. Passei pela Igreja Católica de São Pedro e Paulo.
Fui caminhando até o bairro holandês com suas construções de tijolos vermelhos, estilo holandês, construídas pelo arquiteto Johann Boumann. O bairro foi construído para atrair trabalhadores holandeses, um dos melhores da Europa, na época. Os holandeses chegaram na cidade no século 18.
Não faltou uma visita ao Portão Nauener, construído em 1750, um dos poucos acesos, quando a cidade era protegida por um muro.
Atrás da igreja São Pedro e Paulo está o Cemitério Memorial Militar Soviético. São mais de 300 sepulturas, visualmente diferentes dependendo da patente dos soldados. Foi construído um obelisco de arenito e granito de 14 metros, cercado por quatro soldados do Exército Vermelho. Esse cemitério é um local histórico, protegido desde 1987.
Farei posts separados sobre a visita aos palácios de Sanssouci e Cecilienhof.
Para voltar a Berlim, cruzei a pé a Ponte Glienicker sobre o rio Havel para pegar um barco. Nessa ponte a União Soviética e os Estados Unidos trocavam seus prisioneiros (espiões) durante a Guerra Fria, pois de um lado da ponte era Oriental (Postdam) e a outra metade Ocidental (Berlim Ocidental).
Deixe seu Comentário
Comentário Facebook