Viagens da Ro

Porto Alegre dicas de passeios


Em outubro de 2023, passei um final de semana na capital do estado do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Fiquei hospedada próximo ao aeroporto, então usei o Uber para me locomover na cidade, que funcionou muito bem e alguns motoristas me deram boas dicas de passeios e gastronomia.

Lugares que conheci na capital gaúcha:

Centro de Cultura Mário Quintana

Fica no antigo hotel Majestic, no centro histórico, onde o poeta Mário Quintana, falecido em 1994, morou por 12 anos. O prédio rosa é muito bonito, com passarela que liga as duas torres. São 02 alas e em seus andares estão biblioteca, cinema, livraria e exposições de arte. No segundo andar, apartamento 217, está uma réplica do quarto ocupado por Mário Quintana.
Nesse andar também está uma sala dedicada a cantora Elis Regina, nascida nessa cidade, com exposição de fotos, discos dentre outros objetos.
No térreo estava acontecendo uma feirinha de artesanato. 
A entrada ao Centro Cultural é gratuita




Quarto Mario Quintana


Acervo Espaço Elis Regina

Museu Militar do Comando Militar do Sul

No caminho até o Cais Embarcadeiro passei por esse museu, cujo acervo está disposto num prédio do século 19. Estão exposto grandes veículos de combate e transporte do exército, como tanques de guerra, além de uniformes e equipamentos.
A entrada é gratuita.




Igreja Nossa Senhora das Dores

A igreja católica mais antiga da cidade, com início de sua construção em 1813, porém suas obras terminaram em 1904. Seu interior é decorado com talha dourada e foi tombada, em 1938, pelo IPHAN.



Cais Embarcadeiro

Ao lado do "Gasômetro", no centro histórico, as antigas docas nas margens do Guaíba, foram revitalizadas e hoje funcionam restaurantes e lanchonetes, como o Eat Kitchen, o Press, o 20Barra dentre outros. Bem visitado ao final da tarde, pois a vista para o por-do-sol é imperdivel.

O chimarrão presente em todos os lugares



Gasômetro

Orla do Guaíba - Parque Moacyr Scliar

Do outro lado do Centro Cultural do Gasômetro, partindo do Cais Embarcadero, está esse parque. O local e bem amplo e foi revitalizado. Muita gente animada ouvindo música e comendo nas barraquinhas de comida, além das crianças brincando. Os moradores e visitantes desfrutam também de áreas esportivas. Um lugar indicado para apreciar um belo por-do-sol. Próximo ao Gasômetro, está uma estátua em homenagem a cantora Elis Regina.



Parque Farropilha (Redenção)

Doado à cidade no ano de 1807, inicialmente teve o nome de Potreiro da Várzea. Aos domingos esse parque fica bem agitado, por causa das opções de lazer (pedalinho, parque diversões e trenzinho), além de um excelente local para praticar caminhada ou para tomar sol sobre uma canga no gramado.

Uma das entradas do parque


Casa do João-de-Barro na estátua


Feira do Brique da Redenção

Para quem gosta de antiguidades, esse é um bom lugar para garimpar. Além das barracas de antiguidades, também há muito artesanato, artes plásticas e comidinhas. Fica na rua ao lado do Parque Redenção (Av. José Bonifácio) e acontece todos os domingos, das 9 às 18 horas. No início, em 1978, a feira era chamada de Mercado de Pulgas. Em 2005, foi declarada Patrimônio Cultural do Estado do Rio Grande do Sul, com o nome de "Complexo Brique da Redenção".





Belíssimos lenços de seda pintados

Pela primeira vez, voei pela Azul e gostei muito da experiência.

Aeroporto Guarulhos

Aeroporto Porto Alegre



Comentário Google+

Nenhum comentário