DURHAM NO NORTE DA iNGLATERRA
A pequena Durham, ao norte da Inglaterra, é uma cidade universitária. Estive lá para conhecer sua catedral e castelo, que ficam no topo de uma colina. Foi uma visita de uma noite, em maio de 2023, mas como tinha luz do dia até às 22 horas, deu para passear por suas ruas.
Durham, com seu centro histórico centenário, está as margens do Rio Wear e foi fundada em 995 d.c., quando alguns monges escolheram esse local para o sepultamento de St. Cuthbert (São Cuteberto), passando o local a ser um centro de peregrinação. A Catedral da Igreja de Cristo, Maria Santíssima Virgem e São Cuthbert de Duhram foi fundada em 1093 d.c., construída sobre uma outra igreja, construída para abrigar o santuário de São Cuthbert. Não foi possível a visita interna, pois estava fechada.
Em 1832, o castelo adjacente do século 12, passou a ser a sede da Universidade de Durham, uma das mais antigas da Inglaterra.
Hoje o castelo é um dos campi da Universidade. Esse castelo possui torre de menagem, estilo dos normandos. No início era utilizado pelos bispos da localidade até a conversão do mesmo para Universidade.
O Castelo e a Catedral, em estilo normando na Inglaterra, foram declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1986.
Durham tem várias ruazinhas no seu centro histórico medieval, que valem uma visita. Na praça principal, a Market Place, ficam a Prefeitura e a Igreja de São Nicolau (1858).
Durham é banhada pelo rio Wear. Felizmente não foi bombardeada pelos alemães na 2ª Guerra Mundial, o que preservou a arquitetura original da cidade.
![]() |
Ao fundo, o castelo |
Uma coisa bacana na praça onde está a catedral e o castelo, foi a utilização da antiga e famosa cabine vermelha de telefone para colocar um desfibrilador.
Deixe seu Comentário
Comentário Facebook