Viagens da Ro

Penedo

Penedo é uma colônia Finlandesa no Brasil, que fica na divisa dos estados de São Paulo e o Rio de Janeiro. Essa vila recebe muitos turistas nos finais de semana. Estive lá por dois dias, em setembro de 2018.




Penedo é um bairro da cidade de Itatiaia,  estado do Rio de Janeiro. A localidade foi fundada por colonos finlandeses na década de 1920, liderados pelo agricultor Toivo Uuskallio, que buscava uma vida simples, natural, sob o sol do outro lado do mundo. Atualmente é a principal colônia finlandesa do Brasil.




Fui de ônibus até Resende e de lá peguei um Uber para Penedo.  Era uma tarde de domingo e a vila estava lotada, com várias excursões. Na segunda e terça-feira, já estava super tranquilo. 



Penedo possui boa rede hoteleira, embora por ser muito turística, os preços ficam mais altos nos finais de semana, feriados e férias. Fiquei hospedada na Pousada do Sol, que fica na avenida principal.



No parque temático "Pequena Finlândia" estão restaurantes, lojas e a Casa do Papai Noel, feita com troncos maciços. Esse parque retrata uma pequena cidade finlandesa, com casas de madeira e arquitetura nórdica.



Casa do Papai Noel





Para os que gostam de chocolate, há lojas e fábricas de chocolates artesanais muito bons, como :

- A Joulupukin Suklaa é em frente à Pequena Finlândia. 





- A Casa do Chocolate é outra opção, fica um pouco distante do burburinho e tem uma pequena fábrica nos  fundos.




- A Tonttulakki Suklaat tem seus produtos fabricados com chocolate belga e fica na Pequena Finlândia.



Além dos chocolates, há muitas opções de lojas com artesanato, cerveja artesanal, velas, artigos em madeira, em pedra, dentre outros.











Se você quer contato com a natureza, passando pelo Clube Finlandês, no Alto Penedo, estão as cachoeiras formadas pelo Rio Preto. Eu fui de trenzinho até a chamada "Três Cachoeiras", que é mais perto do centro. muito frequentada nos finais de semana.



Barraquinhas com artesanato

Penedo é um ótimo lugar para passear. Aguarde nova postagem sobre a gastronomia.




Comentário Google+

Nenhum comentário