Viagens da Ro

São Luiz de Paraitinga, no Vale do Paraíba - o que fazer, passeios

Em 2018, passei dois dias em São Luiz do Paraitinga, uma cidade turística no Vale do Paraíba, estado de São Paulo. Um município tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, com tradições caipiras e um belo acervo de construções coloniais.



Fundada no seculo XVIII, o povoado de São Luiz foi elevado a vila em 1773 e passou a cidade em 1873. No ano de 2002 transforma-se em Estância Turística, com sua arquitetura colonial típica do século XIX, com mais de 400 construções.











Fiquei hospedada no Centro Histórico, na confortável Pousada Villa Paraytinga, o que facilitou minhas andanças por todo o centro.

Pousada

Pousada

Em 2010, a cidade passou por uma tragédia, uma enchente. O rio subiu 12 metros, deixando o centro histórico debaixo d'água. Muitas construções desabaram, inclusive a Igreja Matriz, feita com a técnica de taipa de pilão.


Painel sobre a enchente

Igreja Matriz

Peças que sobraram da igreja, após a enchente

Comecei meu city tour pela praça principal, onde está a Igreja Matriz São Luiz de Toloza, agora reconstruída, num trabalho de restauro que envolveu muitos profissionais. O que sobrou das paredes de 200 anos,  foi mantido e protegido por vidro, como um memorial.



O que sobrou de uma parede

Altar

O belo conjunto de sobrados coloniais dessa praça, também construídos no século XIX, passaram por restauro após a enchente.



Caminhando pelas ruas, com calçamento de pedra, cheguei  à Capela das Mercês, de 1834, uma das primeiras construções da cidade. Uma igrejinha muito charmosa, que também foi restaurada após a enchente.




Subi a ladeira ao lado da Capela para visitar a Casa e Museu Dr. Oswaldo Cruz, importante cientista e médico sanitarista brasileiro, que nasceu nessa cidade. A casa foi construída no século XIX e é tombada pelo CONDEPHAAT. O museu retrata a vida e costumes da cidade.


Fachada da casa

Período da escravidão

Palhaços da Cavalhada



Saindo do museu e continuando a subir a ladeira, passei pela Escada da Flor, com seus painéis.




No final da rua, está a Igreja Nossa Senhora do Rosário, com predominância do estilo neogótico.  Essa igreja já passou por três reformas desde a sua construção, sendo a última em 1920.



Ao lado da igreja, há uma homenagem ao teatro, o Largo do Teatro.








Continuando a andar, fui ao Mercado Municipal, com seus arcos e espaço central, há barracas com legumes, frutas, além de lojinhas de artesanato.




Casa do Artesão

Há várias lojinhas de artesanato no Centro Histórico da cidade e aos sábados, próximo à Igreja Matriz,  ficam algumas barraquinhas.



Saci Pererê - barraquinha 

Descobri uma lojinha muito interessante de artesanato, o Bazar Pé de Pano, com muitas peças diferentes e lindas.





A cidade de São Luiz do Paraitinga fica lotada no Carnaval, com seus blocos coloridos e as famosas marchinhas carnavalescas. No Museu da Casa Dr. Oswaldo Cruz há uma ala de exposição sobre esse famoso Carnaval de rua.

Museu  Casa Dr. Oswaldo Cruz


A Festa do Divino Espírito Santo é uma manifestação religiosa popular, que atrai muitas pessoas à cidade. É o encontro das bandeiras, da novena, da cavalhada e de grupos folclóricos. A gastronomia também está presente com o "afogado".



Saiba mais sobre a gastronomia da região acessando meu post https://www.viagensdaro.com.br/2019/03/sao-luiz-do-paraitinga-e-seus-sabores.html


A cidade oferece passeios junto a natureza, que não tive oportunidade de fazer. São trilhas e cachoeiras pegando a rodovia.

Foto internet


Foi um ótimo passeio, que recomendo!


Igreja Nossa Senhora do Rosário


Comentário Google+

Nenhum comentário