Viagens da Ro

Belém - Complexo São José Liberto

O Complexo São José Liberto é um espaço turístico em Belém, localizado na Praça Amazonas. Esse espaço já foi convento, depósito de pólvora, quartel, hospital, cadeia e hoje é um espaço cultural.




Em 1749 missionários franciscanos construíram o convento "São José". Os frades foram expulsos em 1758 e o espaço se transformou num depósito de pólvora, quartel e depois hospital. No ano de 1843, passou a cadeia pública. Após uma grande rebelião de presos, o presídio foi desativado em 2000 e passou por uma restauração. Em 2002, reabre como o Complexo São José Liberto, um espaço  que abriga o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, a Casa do Artesão, o Memorial da Cela, Coliseu das Artes e o belo Jardim da Liberdade.




Museu de Gemas do Pará

No Museu das Gemas foi possível ver uma coleção de joias amazônicas, urnas funerárias e cerâmicas arqueológicas. No acervo, belas ametistas, quartzos, turmalinas e diamantes. As fotos não são permitidas.

foto internet
Pedra na Recepção do Museu

Polo Joalheiro

Vários artesãos, ourives e designers paraenses estão ali expondo suas jóias para comercialização. A inspiração são as raízes paraenses, utilizando metal e as gemas minerais (cristais, ametistas, etc) e orgânicas (semestres, cascas da flora local, etc). As joias são lindas.







Jardim da Liberdade

Uma belo jardim gemológico, o único no Brasil, projetado pela paisagista Rosa Kliass. Com fontes, plantas, cristais, ametistas, citrinos e um lindo quartzo rosa de 8 toneladas. É um lugar belíssimo.





Casa do Artesão

Espaço destinado aos artesãos paraenses, com bijuterias, cerâmicas, cestarias, artigos em madeira, produtos da cultura indígena dentre outros.





Coliseu das Artes

Um teatro de arena para espetáculos de teatro, dança, música e apresentação de grupos folclóricos.





Memorial da Cela

Como o complexo já foi uma cadeia, uma das celas antigas foi preservada, a fim de remeter o visitante à história daquele local.






O Complexo São José Liberto é uma visita interessante, onde foi possível conhecer as riquezas do Pará.


Comentário Google+

Nenhum comentário