Viagens da Ro

Palácio de Queluz - Jardins

Adorei conhecer os jardins do Palácio de Queluz, em Portugal. O dia estava chuvoso, o que  atrapalhou um pouco o passeio. Estive lá em julho de 2013, quando passei férias em Lisboa.



O Palácio de Queluz, fica na cidade de Queluz, no concelho de Sintra, distrito de Lisboa. Foi Residência de Verão da Família Real Portuguesa e atualmente é um museu. Seus jardins são belos, com suas fontes, lagos e estátuas. Uma pena que estava chovendo quando estive lá, pois deve ser bem relaxante caminhar e admirar as estátuas de figuras mitologia clássica e alegorias das estações do ano. 

                              

  


A coleção de peças em mármore foi feita por mestres italianos. Nos jardins, uma coleção que se destaca é a de esculturas de chumbo do inglês John Cheere.


     



    

     

  
Destaco também o canal artificial de 115 metros de comprimento, com a parte interna revestida de azulejos azuis e brancos, decorado com vasos e estátuas, por onde os nobres andavam de barco para se divertirem.


                                

                                

Canal por onde os nobres passeavam de barco
                                 
                                  


Você também pode aproveitar sua visita e apreciar a arte milenar da Falcoaria e apresentações equestres, desde que o clima esteja favorável.


                                   


Uma curiosidade é a lenda local da origem do nome Queluz. Diz a lenda, que foi passada de geração a geração, que caçadores se perderam no intenso arvoredo do local e de repente avistaram uma luz e se dirigiram a ela dizendo: 
-"Que luz é aquela"
-"Que luz" 
Para  David Lopes o nome Queluz é de origem árabe e provém de "Qa Al-luz", que significa "vale da amendoeira", mas não há registro da existência de amendoal naquela região.

                              


               Jardim visto de uma das janela do Palácio

Palácio Nacional de Queluz, chamado muitas vezes de Versalhes de Portugal, é uma edificação magnífica. Muito majestoso, é um dos palácios mais visitado de Portugal.

                                      




Comentário Google+

Nenhum comentário