Viagens da Ro

Timbó - Santa Catarina

Timbó é uma cidade com muitos prédio no Vale Europeu Catarinense. Estive lá numa visita de poucas horas, em setembro de 2017.



Timbó fica próximo a Pomerode e nas duas cidades,  chegaram os imigrantes alemães. Fui conhecer o Complexo Turístico Jardim do Imigrante.


Timbó é uma planta, que foi encontrada por Fritz Muller em uma de suas explorações pelo Vale do Itajaí. Daí o nome da cidade.



Frederico Donner foi o primeiro imigrante alemão a se estabelecer em Timbó, que naquela época, pertencia à Colônia de Blumenau. Timbó se emancipou em 1934, por uma ação do governo federal de Getúlio Vargas.

Rio Benedito
Comecei a visita ao Complexo Turístico pelo Museu do Imigrante, inaugurado em 2003, onde fui recebida pela simpática e atenciosa Jô. O acervo preserva a memória do cotidiano dos imigrantes. A casa é em estilo enxaimel, pertenceu a Família Benz e está tombada pelo Patrimônio Público Municipal.




Cama


Chaleira Elétrica Antiga
Continuando a visita, passei pela ponte estaiada, um belo visual sobre a Represa do Rio Benedito



A Represa do Rio Benedito foi construída pelos alemães em 1880, sendo um cartão postal da cidade. O lugar é muito bonito!



Foi inacreditável ver as marcar de enchentes dessa represa. Como subiu!

Placas brancas na altura da escada



Ali está a Choperia e Restaurante Thapyoka, inaugurada em 2000, com arquitetura enxaimel, me pareceu um lugar bem agradável. Infelizmente no horário que estive estava fechada.





Alí no Complexo também começa e termina o Circuito de Bicicleta do Vale Europeu. São 300 km, programados para 7 dias, sendo que o trajeto traçado prioriza tranquilas estradas de terra.



Foi um passeio bem interessante !











Comentário Google+

Nenhum comentário