Viagens da Ro

Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Fundada em 1535 pelos portugueses, a cidade de  Vila Velha fica bem pertinho de Vitória. Estive lá no Carnaval de 2016.




A orla marítima da cidade é bem agitada, com boas praias. Achei até melhor que as praias de Vitória.




Em 1562, o espanhol Frei Pedro Palácios,  teve um sonho de construir uma igreja no alto do morro. O convento que vemos hoje no local demorou 100 anos para ser construído.  A pedra fundamental foi colocada em 1651.


Então fui conhecer esse convento, Convento da Penha, que fica num penhasco de 154 m de altitude, cercado pela Mata Atlântica.



Para chegar no convento,  você pode subir a pé pela Ladeira da Penitência, de carro ou numa das van que ficam próximas ao portão de entrada. Porém, mesmo que você suba de veículo, do estacionamento até o convento são 365 degraus,  mas não achei muito cansativo.


Portal de entrada
com vendedores ambulantes e lojinhas
Na entrada da Igreja do Convento tem uma réplica da Pietá (a foto não ficou boa, devido o reflexo no vidro). A imagem de Nossa Senhora da Penha está no altar e  veio de Portugal.





Detalhe da igreja

No corredor lateral da Igreja,  estão algumas obras do pintor paulista Benedito Calixto,  retratando momentos da historia do Convento.  Belas obras desse artista consagrado.







A vista do alto do morro do Convento é maravilhosa!


Terceira Ponte - Vitória


A fábrica do Chocolate Garoto fica nessa cidade e foi inaugurada a mais de 80 anos. A linha de produção da fábrica não é aberta a visitação, mas estive na loja do local. Para uma chocólatra ficar andando pelas gôndolas com diversos tipos de chocolate, é uma tentação. Os preços não são convidativos, aqui em São Paulo encontro esse chocolates por preço melhor, mas dá para comprar bombons a granel, assim, só comprei os meus preferidos.






O nome "Garoto" surgiu quando a fábrica produzia balas, que eram vendidas por meninos nos pontos dos bondes na cidade. Logo os consumidores passaram a chamar "as balas dos garotos", daí o nome. Com o tempo a fábrica passou a produzir os chocolates.



Muito interessante esse passeio a Vila Velha! O Convento da Penha é imperdível !


Comentário Google+

Nenhum comentário